Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Cleverson Renan da, 1971- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Autor(es): dc.creator | Ribas, João André Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:38:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:38:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/46214 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46214 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Cleverson Renan da Cunha | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O papel do indivíduo na sociedade é determinado conforme os seus direitos adquiridos e a sua plena consciência dos fatores que eles acarretam. A Constituição de 1988, conhecida como a Constituição Cidadã, elencou diversos pontos que denotam o enfoque do Estado nos direitos sociais. Contudo, o Brasil ainda padece dos direitos civis e políticos, especialmente com a educação pública de baixa qualidade que é utilizada pela maioria da população. Durante a década de 1990, iniciou-se um processo de Reforma do Estado com a descentralização de decisões públicas que antes eram apenas de responsabilidade de entidades e poderes governamentais. A gestão democrática é um principio de inserção da sociedade no contexto decisório das políticas e do orçamento público, na busca de maior representatividade de diversos setores no poder político. Para isso, o cidadão assume responsabilidades participativas com o Estado no gerenciamento dos recursos públicos em um processo de aprendizado de seu papel enquanto cidadão e enquanto ser participante da democracia. As escolas públicas apresentam-se como uma entidade dotada de relativa autonomia decisória no orçamento recebido através de repasses constitucionais e legais. Neste contexto, os recursos legais do PDDE transferidos pelo Governo Federal apresentam uma possibilidade aos funcionários e comunidade escolar de participarem das decisões no ambiente escolar de forma democrática, em conjunto com o diretor escolar, que ainda é visto como o detentor do poder decisório. O indivíduo que está inserido no ambiente escolar associa-se indiretamente ao processo de aprendizagem. O presente estudo objetivou elaborar proposta de capacitação dos agentes envolvidos com o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para contribuir com o processo de gestão democrática nas Escolas Municipais de Carambeí – PR. Para isso, foi acompanhado pela da Secretaria Municipal de Educação e Cultura o exercício de 2013 das sete escolas municipais de Carambeí na gestão do Programa. Através de pesquisa bibliográfica, documental e participativa in loco, levantaram-se dúvidas e necessidades dos agentes envolvidos na gestão do recurso. Com a percepção da baixa autonomia escolar e da participação democrática nas decisões, foram reunidos diversos representantes das entidades e das intermediadoras em uma capacitação, realizada por técnicos do FNDE, para devidas orientações durante o exercício de 2013. Também foram acompanhadas as entidades no processo de gestão do Programa para a indução de uma gestão democrática, tendo em vista a necessidade de participação da comunidade escolar e dos agentes vinculados, que são os maiores conhecedores das necessidades do local. Dentre a comparação da prestação de contas do exercício de 2012 e do exercício de 2013, é possível perceber aumento de participação local no processo do PDDE. Por fim, para o exercício de 2014, é recomendado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura acompanhar as novas estruturações das APMF para garantir uma maior participação social e orientar a maximização do exercício dos Conselhos Escolares e das APMF de forma integrada nas decisões que envolvem a gestão escolar como um todo. Neste processo, faz-se necessário o repasse de informações obtidas no exercício de 2013 aos novos membros. Dentro do ambiente escolar, o foco é a educação, não apenas do aluno, mas de todos os envolvidos, que constroem um ambiente de aprendizagem e de oportunidades de cada individuo exercer a sua cidadania e contribuir com a ótima república. | - |
Formato: dc.format | 30 p. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoal - Treinamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Brasil - Financiamento | - |
Título: dc.title | A gestão democrática do PDDE | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: