Um olhar sobre a metamorfose do espaço, além dos muros do colégio : concepções e práticas : caminhos para Educação Ambiental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTauscheck, Neusa Maria-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Autor(es): dc.creatorMelo, Jason Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:33:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:33:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/46212-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46212-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Neusa Tauscheck-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O trabalho apresenta a construção de um projeto de intervenção ambiental, dentro do município de Paranaguá. Tendo com principio da Educação Ambiental, o estudo do lugar, optamos pelo uso da Aula de Campo {Santos 2002}. Utilizando-se, dos objetivos propostos, que possuem como premissa, sensibilizar a comunidade e os alunos, o projeto está construído teoricamente em três propostas: A preservação do Rio da Vila, Unidade de Conservação da Floresta Palmital e a construção de um espaço educativo sustentável na Escola Estadual Porto Seguro - Paranaguá. O Rio da Vila tem sua nascente na Mata Atlântica, dentro dos espaços físicos/geográfico do município de Paranaguá. Ao conhecermos o Rio da Vila, não tivemos uma boa percepção (LEFF, 2001), devido às características físicas e químicas da sua água. Após as discursões em sala de aula, sobre a agressão que esse rio vem sofrendo com lançamento de esgoto doméstico sem nenhum tratamento, surgi aos alunos e a comunidade escolar, alguns questionamentos: Como será que os moradores percebem o Rio da Vila? Como um rio poluído interfere na qualidade de vida desses moradores? A Floresta Palmital é uma Unidade de conservação, localizada nos remanescentes da Mata Atlântica da planície costeira do Paraná. Criou-se possibilidade de levarmos os alunos a conhecerem na prática, o que seria uma unidade de conservação. Os alunos tiveram á oportunidade, para ver e ouvir, sobre a importância de preservarmos essa unidade. Por fim, os trabalhos desenvolvidos neste Projeto de Intervenção resultaram em várias ações realizadas e outras que estão por se construir, após a descoberta de uma área pertencente à Escola Porto Seguro. O grande destaque para o futuro aproveitamento deste espaço descoberto será a construção de um espaço educativo sustentável. A proposta foi aceita, pela direção, equipe pedagógica e corpo docente juntamente com secretário que elaborou a documentação. O processo de diálogo foi estabelecido em 2014 com o Núcleo Regional de Educação em Paranaguá órgão gestor que iniciou os trâmites legais.-
Formato: dc.format65 p. : il. algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Título: dc.titleUm olhar sobre a metamorfose do espaço, além dos muros do colégio : concepções e práticas : caminhos para Educação Ambiental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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