Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tauscheck, Neusa Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Jason Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:33:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:33:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/46212 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46212 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Neusa Tauscheck | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O trabalho apresenta a construção de um projeto de intervenção ambiental, dentro do município de Paranaguá. Tendo com principio da Educação Ambiental, o estudo do lugar, optamos pelo uso da Aula de Campo {Santos 2002}. Utilizando-se, dos objetivos propostos, que possuem como premissa, sensibilizar a comunidade e os alunos, o projeto está construído teoricamente em três propostas: A preservação do Rio da Vila, Unidade de Conservação da Floresta Palmital e a construção de um espaço educativo sustentável na Escola Estadual Porto Seguro - Paranaguá. O Rio da Vila tem sua nascente na Mata Atlântica, dentro dos espaços físicos/geográfico do município de Paranaguá. Ao conhecermos o Rio da Vila, não tivemos uma boa percepção (LEFF, 2001), devido às características físicas e químicas da sua água. Após as discursões em sala de aula, sobre a agressão que esse rio vem sofrendo com lançamento de esgoto doméstico sem nenhum tratamento, surgi aos alunos e a comunidade escolar, alguns questionamentos: Como será que os moradores percebem o Rio da Vila? Como um rio poluído interfere na qualidade de vida desses moradores? A Floresta Palmital é uma Unidade de conservação, localizada nos remanescentes da Mata Atlântica da planície costeira do Paraná. Criou-se possibilidade de levarmos os alunos a conhecerem na prática, o que seria uma unidade de conservação. Os alunos tiveram á oportunidade, para ver e ouvir, sobre a importância de preservarmos essa unidade. Por fim, os trabalhos desenvolvidos neste Projeto de Intervenção resultaram em várias ações realizadas e outras que estão por se construir, após a descoberta de uma área pertencente à Escola Porto Seguro. O grande destaque para o futuro aproveitamento deste espaço descoberto será a construção de um espaço educativo sustentável. A proposta foi aceita, pela direção, equipe pedagógica e corpo docente juntamente com secretário que elaborou a documentação. O processo de diálogo foi estabelecido em 2014 com o Núcleo Regional de Educação em Paranaguá órgão gestor que iniciou os trâmites legais. | - |
Formato: dc.format | 65 p. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Título: dc.title | Um olhar sobre a metamorfose do espaço, além dos muros do colégio : concepções e práticas : caminhos para Educação Ambiental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: