
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Segatto, Andrea Paula | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Iara Maria da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:44:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:44:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/46196 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46196 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Prof.ª Dra. Andréa Paula Segatto | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Em diversas situações cotidianas os profissionais da educação recorrem à leitura para atrair a atenção dos alunos e tornar assim as aulas mais interessantes. Há um consenso entre Educadores e estudiosos do assunto de que o estímulo á leitura assume importância fundamental para o progresso do aprendizado da criança e auxilia a desenvolver a sua percepção do ambiente social. No período classificado como segunda infância, dos 3 aos 7 anos, no qual estão as crianças que são o público alvo deste projeto, a criança começa a se comunicar com o seu meio ambiente, sendo neste período que surgem as tendências educativas, passando, a partir desse momento, a ser um indivíduo que aprende. De forma simplificada, a implantação desse projeto segue a lógica descrita na disciplina Gestão Operacional, a qual integra competências necessárias ao gestor público para um exercício efetivo da prestação de serviços públicos. No caso desse projeto, um serviço público de educação, através de ações para incentivar a leitura na escola municipal a qual o projeto se destina. O projeto é para a implantação na Escola Municipal Morada do Sol, que é uma escola da rede pública de ensino, na cidade de Picos – PI, onde muitas crianças carecem de maiores incentivos para a leitura e de um espaço apropriado para a realização da mesma, assim como necessitam de maior acesso a obras literárias para que uma variedade maior de obras literárias ofereça leituras mais variadas e se tornem mais atrativas. Busca-se envolver no processo de incentivo, além dos professores da escola, também as famílias das crianças, para que a aprendizagem se torne mais efetiva e tenha um efeito duradouro. Portanto, o projeto possui duas linhas de ação a serem realizadas paralelamente, de acordo com o cronograma de atividades planejado: a realização das atividades de conscientização das famílias quanto às vantagens e impactos positivos que o hábito da leitura pode proporcionar aos seus filhos se dará no sentido de solicitar o apoio dessas para a implantação do projeto; e a realização de ações diretas com as crianças através de leituras em grupo, utilizando-se das diversas formas disponíveis de interação para incentivar o desenvolvimento do hábito da leitura | - |
| Formato: dc.format | 26 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto pedagógico - Leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros e leitura para crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas - Piauí | - |
| Título: dc.title | Projeto de incentivo à leitura em uma escola pública municipal da cidade de Picos - PI | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: