Análise da capacitação e transferência de conhecimentos para a inovação de uma empresa do setor cosmético

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorShima, Walter Tadahiro, 1964--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorFeferman, Beatriz Isa Bonganhi, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:51:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:51:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/46194-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46194-
Descrição: dc.descriptionOrientador:Walter Tadahiro Shima-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: A inovação é um processo fundamental para a competitividade das empresas, ela pode se dar de diferentes formas e resultar em impactos distintos nos diferentes setores e ambientes empresariais em que está presente. Entretanto, esse processo depende de um elevado grau de conhecimento, habilidades e competências necessárias para que a empresa realize mudanças proveitosas, no cenário competitivo em que atua. O processo de inovação pode ter diferentes origens: internas e externas a empresa. A consultoria fornece informações às firmas contratantes e, através da transferência de conhecimento, se torna uma parceira para a realização de projetos inovadores. Portanto uma empresa de consultoria é uma fonte externa de inovação. Dessa forma, nesse trabalho foi analisado um caso em que uma empresa atuante no ramo cosmético busca uma consultoria, especializada nesse setor, para capacitação e transferência de conhecimento necessário para o desenvolvimento de novos produtos, resultando em um aumento de portfólio. Assim a empresa, que não dispunha anteriormente o conhecimento para o processo de desenvolvimento de novos produtos, é capacitada adquirindo as habilidades e técnicas que serão relevantes para esse processo-
Formato: dc.format36 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectCosmeticos - Indústria - Concorrencia-
Palavras-chave: dc.subjectCosméticos - Indústria - Inovações tecnológicas-
Título: dc.titleAnálise da capacitação e transferência de conhecimentos para a inovação de uma empresa do setor cosmético-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.