
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cunha, Cleverson Renan da, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
| Autor(es): dc.creator | Nóbrega, Diogo Balthazar da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:32:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:32:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/46163 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46163 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Cleverson Renan da Cunha | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão Pública | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho se destina ao aprimoramento de práticas da Gestão Pública voltadas ao atendimento do público-alvo da educação especial no município de São José dos Pinhais, visando o comprometimento com a valorização das diferenças, a promoção da educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental, por meio do atendimento Educacional Especializado, realizado por equipe multiprofissional da qual participa o psicólogo prestando serviços sob a organização de Centro de Atendimento Especializado. O objetivo geral é criar um sistema de informações que produza indicadores sobre o público-alvo, destinado ao aprimoramento do atendimento psicológico de crianças matriculadas no Ensino Público Municipal - Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano). A contribuição deste estudo se faz na promoção do constante aperfeiçoamento do profissional psicólogo, que melhor o capacita em sua prática profissional e em suas possibilidades de intervenção. A estruturação um sistema de informações aprofunda o refinamento da demanda existente no atendimento psicológico, indo para além do sujeito que recebe o atendimento, para permear também a sua realidade. Pela obtenção de indicadores que envolvem o público-alvo da Educação Especial, é ampliado o poder de contribuição do profissional psicólogo aos valores da eficiência e eficácia preconizados na Administração Pública. Para tanto realizou-se revisão teóricoempírica de temas relacionados. Posteriormente procedeu-se a análise da demanda atual, pelos processos e instrumentos utilizados no atendimento especializado pelo psicólogo. Também foi realizada a análise documental de 784 pastas individuais, a tabulação e classificação dessas informações; quantificação e categorização comuns ao público-alvo atendido, sendo o processamento dado por meio do software Microsoft Excel®. A elaboração deste sistema visa favorecer a Administração Pública o vislumbre da análise de processos e a alocação eficiente de serviços psicológicos implicados no AEE, atenta à perspectiva da educação inclusiva, de acordo com a legislação e normativas em vigor. A implantação e pleno funcionamento do projeto se dará dentro de 01 (um) ano, distribuídos dentro das 08 horas semanais, totalizando 200 dias letivos (320 horas). Nesse trabalho procurou-se identificar, no contexto educacional, as variáveis que se relacionam ao desenvolvimento do repertório comportamental de sujeitos em atendimento psicológico, aprimorando procedimentos de ensino e ensinando comportamentos que possam, pelo uso de tecnologias comportamentais, construir novos parâmetros para a Educação. Conclui-se que a importância da Psicologia em interface à Educação, em especial à Educação Especial, permeia tanto o atendimento individual quanto à construção de um ambiente inclusivo. Neste quesito, estabelecer a correspondência entre a demanda emergente na Educação Especial e as práticas educacionais se torna uma tarefa árdua, dado que há a participação de diversos atores sociais, a considerar tanto a comunidade escolar, como a família e os demais profissionais envolvidos. Dessa maneira, o sistema proposto cumpre sua função em facilitar a visualização e compreensão dessa demanda por atendimento psicológico na Educação Especial, por meio de indicadores, a partir de variáveis dos sujeitos atendidos. | - |
| Formato: dc.format | 27 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - São José dos Pinhais (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sistemas de recuperação da informação - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indicadores educacionais | - |
| Título: dc.title | Sistema de informação como ferramenta do psicólogo na educação especial do município de São José dos Pinhais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: