Análise de discriminação de preços em mercados de oligopólio : um foco na estrutura brasileira do setor de fertilizantes

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Autor(es): dc.contributorWatanabe, Melissa-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegócio-
Autor(es): dc.creatorIvatiuk, Ambrosio Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:03:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:03:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/46099-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46099-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Profª. Dra. Melissa Watanabe-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização MBA em Gestão do Agronegócio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O Brasil como país agrícola tem relevância na produção agrícola mundial, e os fertilizantes NPK - Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio são decisivos para o aumento da produtividade. Segundo a ANDA, o mercado nacional fertilizantes NPK movimentou em 2013, cerca de 31 milhões de toneladas. O objetivo deste trabalho é oferecer uma abordagem sobre os fertilizantes NPK, a teoria econômica na formação de preços e a discriminação de preços nesta estrutura de mercado com características de oligopólio, sendo esta uma pesquisa descritiva a partir de material já publicado, que se caracteriza como bibliográfica. A concentração de indústrias no setor mostra que o mercado exige empresas com grande eficiência e elevados investimentos, gerando uma concorrência de alta intensidade no setor. A discriminação de preços pode ocorrer como barreira à entrada de novas empresas no mercado, eliminação da concorrência, maximização de vendas, acordos particulares a compradores, garimpar novos clientes, pela marca ou concorrência da região. A discriminação para ser efetiva o vendedor precisa ter algum controle sobre os preços, segregando clientes pela sensibilidade a variação de preços, designando perfis que possibilitam cobrar mais que outros. Contudo a discriminação de preços é formada por faixas conforme o cliente/região/produto, além de atuar como barreira a entrada de concorrentes e novos produtos, definindo táticas pelas empresas para obter posições ótimas de precificação e rentabilidade.-
Formato: dc.format48 p. : il. algumas color., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFertilizantes fosfatados-
Palavras-chave: dc.subjectFertilizantes nitrogenados-
Palavras-chave: dc.subjectFertilizantes potassicos-
Título: dc.titleAnálise de discriminação de preços em mercados de oligopólio : um foco na estrutura brasileira do setor de fertilizantes-
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