Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Luis Fernando Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha Júnior, Francisco de Assis do Rêgo Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito | - |
Autor(es): dc.creator | Weinhardt, Otávio Augusto Ganzert | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:44:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:44:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/46074 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/46074 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Luís Fernando Lopes Pereira. Coorientador: Francisco de Assis do Rego Monteiro Rocha Junior. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo do presente trabalho é investigar o tratamento jurídico-penal dado aos menores (crianças e jovens até 21 anos) pelo Estado no período de 1871 a 1890. Considerando que a legislação vigente previa tratamento distinto ao menor conforme sua idade, buscou-se analisar como os eventuais delitos cometidos por menores eram compreendidos pela polícia, peloJudiciário e pelo poder político, através de seus agentes, como Chefes de Polícia, Ministros de Justiça e Presidentes de Província. Procedeu-se à investigação do discurso jurídico-político em torno da temática, verificando como esse discurso se traduzia na vida de crianças e jovens marginalizados, por critérios como cor e classe, considerados um perigo à sociedade pelos agentes mencionados. A análise perpassa o menor enquanto problema – nas ruas, cometendo pequenos delitos ou simplesmente "incomodando" os cidadãos com seus trajes e modos – até tornar-se "solução": entregue a mestres de ofício ou instituições como os Aprendizes Marinheiros. Para tanto, foram consultadas notícias dos jornais do período, relatórios de governo e processos judiciais envolvendo menores, dialogando-se com trabalhos elaborados pela historiografia social compreendendo a infância e a juventude, bem como produções da historiografia jurídica que contextualizam a prestação jurisdicional no período | - |
Formato: dc.format | 61 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito - História | - |
Título: dc.title | Sem educação, sem ocupação e sem trabalho : a trajetória de menores marginalizados no Brasil oitocentista (1871-1890) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: