Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Escorsim, Silvana Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Bacharelado em Serviço Social | - |
Autor(es): dc.creator | Nepomuceno, Thaisa da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:04:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:04:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/45987 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45987 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Silvana Maria Escorsim | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Graduação em Serviço Social | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem o intuito de conhecer e compreender os vínculos familiares dos idosos que frequentam o Centro de Idosos "Banho Mar"- de Matinhos, caracterizando e relatando sua trajetória de luta e suas conquistas sociais, junto ao Serviço Social e as políticas publicas sociais. O estudo visa descobrir como os idosos encaram sua relação familiar dentro dos assuntos e discussão abordados no período de estágio, entre eles o abandono e negligencia. Para a metodologia de pesquisa foram coletados os dados a partir de entrevistas, usando a pesquisa qualitativa, que busca compreender a realidade desse grupo social. Como resultado pode se observar e compreender o desconhecimento das leis relacionadas ao Estatuto do Idoso. Abuso econômico-financeiro e patrimonial se refere principalmente, às disputas de familiares pela posse dos bens ou ações delituosas cometidas por órgãos públicos e privados em relação às pensões, aposentadorias e outros bens da pessoa idosa. (Manual de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2014) | - |
Formato: dc.format | 62 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social com idosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço Social - Litoral do Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Monografias - Graduação em Serviço Social | - |
Título: dc.title | A relação familiar do idoso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: