Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mocrosky, Luciane Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Josiel de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:37:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:37:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/45927 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45927 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Dr. Luciane Ferreira Mocrosky | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 26/02/2016 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 249-258 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O uso de computadores e da internet no ambiente escolar proporcionou uma revolução com proporções inimagináveis, através do surgimento das formas diversas de comunicação e de ensino. O ensino de matemática pautado na presença física do professor na sala de aula faz parte de uma realidade que vem sendo redimensionada com a inserção das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Este trabalho apresenta um estudo conduzido pela interrogação: 'Como o formador de docentes que ensinam Matemática nos anos iniciais se compreende professor em cursos EaD?'. Ao perseguir a questão orientadora, buscou-se conhecer os modos como o professor formador de docentes que ensinarão matemática na Educação Básica se compreende no movimento de ensinar matemática na modalidade a distância, e no ambiente tecnológico como viabilizadora do ensino. Para conseguir respostas que satisfizessem à pergunta, utilizou-se a pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica com o intuito de ir-a-coisa-mesma. Foram realizadas cinco entrevistas que foram transcritas e analisadas em dois momentos: no primeiro, denominado análise ideográfica houve o destaque das noventa e seis Unidades de Significado (US) conquistadas através das primeiras reduções, realizadas em busca das ideias individuais expostas nos discursos e analisadas à luz da hermenêutica, entendida como teoria da compreensão. O segundo, composto pela análise nomotética, momento em que se passou do individual para o geral, procurando aspectos significativos que convergiram para três categorias abertas: Modos de ser na EaD, Modos de ser da EaD e a Formação no curso EaD. Essas categorias foram discutidas à luz dos próprios discursos, da compreensão do pesquisador e da literatura que trata do tema. Ao final articulou-se uma síntese compreensiva que revelou as compreensões a cerca do professor que ensina matemática em ambiente tecnológico. Palavras-Chave: Formação de Professores. Fenomenologia. Ambiente Tecnológico. Hermenêutica. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The use of computers and internet throughout school environment provided an unimaginable revolution, with several communication and teaching forms. Mathematics teaching has become common on classroom in order to insert ICT (Information and communication Technology). This paper presents a study that lead an interrogation: 'As a teacher trainer who teaches Mathematics in the initial years do you understand teacher in EaD courses?'. In this way, we has been studied teachers educators who teaches basic mathematics doing distance modality and using technological tools. In order to obtain answers about this subject we applied phenomenological approach with intention of going-to-the-same-thing. There were five interviewees who were transcribed and analyzed in two moments: First of all - In this moment, called ideographic analysis, it has analyzed ninety six Significance Units (USA) carried out into individual ideas related to speeches and Light of hermeneutics, understood as the theory as understanding. Second of all, this moment has comprised from individual to general meaning, which convergence into three categories: modes of being IN the EaD, modes of being OF the EaD and EaD course formation. These categories were discussed in the light of the discourses themselves, the comprehension of the researcher and the literature that deals with the subject. In the end, a comprehensive synthesis was developed that has evealed as understandings about the teacher who teaches mathematics in a technological environment. Keywords: Teacher Education. Phenomenology. Technological environment. Hermeneutics. | - |
Formato: dc.format | 258 f. : il. algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Título: dc.title | O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico : a EAD em foco | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: