
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cunha, Claudia Madruga, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Michele Caroline da Silva, 1989- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:53:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:53:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/45808 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45808 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Claudia Madruga Cunha | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 19/10/2016 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 95-97 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta cartografia desenvolve-se em torno do corpo feminino deficiente, atravessado pelos conceitos da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Problematiza a invisibilidade dos afetos e, portanto, o reconhecimento de si do corpo deficiente feminino, corpo que se refere a jovens com deficiência intelectual leve estudantes da APAE de Curitiba; corpo que se apresenta como objeto de estudo e para o qual se organizou um trabalho de intervenção nas aulas de Educação Física. Nos três movimentos desta cartografia, busca-se compor um novo sentido desse corpo, uma nova percepção e reconhecimento de si. No primeiro movimento, contextualiza-se o corpo feminino e deficiente. No segundo, o corpo da tradição, da Educação Física e o desejo de um corpo mais sensível através do poder de ser afetado e na vontade de potência. Já no terceiro, abordamos a dança como potência ao encontro da multiplicidade dos corpos. Por fim, com as práticas da dança Contato e Improvisação, exploram-se as possibilidades do corpo feminino deficiente, fazendo com que as dimensões conceituais que o permeiam como multiplicidades, pluralidades e potencialidades sejam postas a bailar na expressão/improvisação. Almejou-se flexibilizar no contato entre corpos um processo de inserção cultural e expressão das diferenças, explorando um corpo sensível, um corpo sem órgãos potencialmente desejante. Palavras-chave: Corpo feminino deficiente; Dança Contato Improvisação; Educação; Educação Física; Filosofia da Diferença; Filosofísica. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This cartography is developed about the deficient female body, crossed the concepts of Philosophy of Gilles Deleuze and Felix Guattari difference. It discusses the invisibility of affections and therefore the recognition of other female deficient body, that refers to young people with mild intellectual deficiency students of APAE in Curitiba; body itself as an object of study and for which it organized an intervention work in physical education classes. In the three movements of this cartography, we seek to compose a new sense of that body, a new perception and recognition of oneself. In the first movement, it contextualizes the female and deficient body. In the second, the body of tradition, Physical Education and the desire for a more sensitive body through the power of being affected and in the will to power. In the third, we approach dance as power to meet the multiplicity of bodies. Finally, the dance practices Contact Improvisation explore the possibilities of the deficient female body, causing the conceptual dimensions such that the permeate manifolds, pluralities and potentialities be put to dance in the expression/improvisation. It longed for relax in contact between bodies a cultural integration process and expression. Of differences, exploring a sensitive body, a body without potentially desiring bodies. Keywords: Deficient female body; Dance Contact Improvisation; Education; Physical Education; Difference of philosophy; Philosophysics. | - |
| Formato: dc.format | 100 f. : il., algumas color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dança - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência | - |
| Título: dc.title | Cartografias do sensível : o corpo deficiente feminino nas aulas de Educação Física | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: