Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hamdan, Amer Cavalheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Autor(es): dc.creator | Mello, Rael Dill de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:14:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:14:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/45783 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45783 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Amer Cavalheiro Hamdan | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 16/12/2016 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 43-59 | - |
Descrição: dc.description | Linha de pesquisa: Avaliação e reabilitação neuropsicológica | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Memória de Trabalho é a ação combinada entre atenção e memória que regula o fluxo de informações sustentadas para a realização de uma atividade, possibilitando reter e manipular informações por um curto período de tempo. O Teste Dígitos, da Escala Wechesler de Inteligência para Adultos, é indicado para avaliar a capacidade de memória de trabalho verbal, enquanto que o Teste dos Cubos de Corsi (TCC) é tido como avaliador da memória de trabalho visuoespacial. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a relação entre estas duas estruturas cognitivas em 107 adultos jovens saudáveis divididos em 2 grupos etários. Além dos testes supracitados, foram utilizados um questionário estruturado e a Escala Wechsler de Inteligência Abreviada. Os resultados indicam que os testes de memória de trabalho verbal e visuoespacial apresentam níveis de dificuldades diferentes na ordem inversa, sendo o TCC mais fácil do que o Dígitos. Estes achados corroboram pesquisa anteriores que questionam a analogia não verbal do TCC ao Dígitos. Palavras-chave: Avaliação Neuropsicológica; Memória de Trabalho; Cubos de Corsi; Saúde Mental. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Working Memory is the combined action of attention and memory that regulates the flow of sustained information to perform an activity, allowing to retain and manipulate information for a short period of time. The Digit Span, from the Wechesler Adult Intelligence Scale, is a test indicated to evaluate verbal work memory capacity, while the Corsi Block Test (CBT) is considered as a visual space memory assessor. This study aimed to evaluate the relationship between these two cognitive structures in 107 healthy young adults divided into 2 age groups. In addition to the aforementioned tests, a structured questionnaire and the Wechsler Scale of Abbreviated Intelligence were used. The results indicate that verbal and visuospatial work memory tests have different difficulty levels in the reverse order, with CBT being easier than Digits. These findings corroborate previous research that questions the nonverbal analogy of CBT to Digit Span. Keywords: Neuropsychological Assessment; Working Memory; Corsi Blocks Tapping Task; Mental Health. | - |
Formato: dc.format | 65 f. : il. tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental - Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Testes Neuropsicológicos - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memoria - Psicologia | - |
Título: dc.title | Avaliação das relações entre a memória de trabalho verbal e visuoespacial de adultos saudáveis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: