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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Raquel Rangel de Meireles Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Mandu, Ana Paula, 1983- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:33:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:33:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/45712 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45712 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Raquel Rangel de Meireles Guimarães | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A educação profissional tem sido preconizada como uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico pela sua capacidade de contribuir para a formação de uma mão de obra qualificada, com impacto direto na competitividade das empresas e no desenvolvimento de comunidades. A partir dessa constatação, os organismos internacionais e os governos locais têm buscado desenvolver políticas que estimulem o crescimento do ensino profissionalizante, tal como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no caso brasileiro. Contudo, para o desenho de políticas que incentivem o crescimento do ensino voltado para o mercado de trabalho, é importante, num primeiro momento, caracterizar o perfil da demanda por esse tipo de ensino. Sendo assim, o objetivo dessa monografia é caracterizar o perfil de estudantes que optam pelo ensino profissional com base em um estudo de caso dos alunos de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Paraná (Senai/PR) no ano de 2015. Foram investigadas suas características socioeconômicas (sexo, idade, classe social, escolaridade e situação ocupacional), bem como as expectativas e motivações que os fizeram escolher essa modalidade de ensino. Os resultados revelaram que a principal razão pela qual os estudantes fazem um curso técnico, independente do título do curso que elegeram, diz respeito a melhorar a empregabilidade, seguida pelo latente desejo de rápida colocação e ascensão profissional | - |
Formato: dc.format | 40 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | SENAI | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento econômico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens - Ensino profissional | - |
Título: dc.title | O perfil do estudante que opta pela educação profissional : o caso do Senai no Paraná (2015) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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