Estudo de mercado para o setor brasileiro de produtos de maior valor agregado, com ênfase em molduras de madeiras de coníferas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTimofeiczyk Junior, Romano-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Curso de Engenharia Industrial Madeireira-
Autor(es): dc.creatorLopes, Vinicius Matheus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:08:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:08:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-23-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/45683-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45683-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Dr. Romano Timofeiczyk Junior-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Engenharia Industrial Madeireira.-
Descrição: dc.descriptionResumo :O setor florestal tem crescido em importância no Brasil e no mundo inteiro, tanto em aspectos econômicos quanto em aspectos sociais e de distribuição de renda. Um dos setores que tem se destacado mundialmente e tem puxado o crescimento do setor de base florestal é o de Produtos de Maior Valor Agregado (PMVA), que são produtos diferenciados e como tanto precisam de uma atenção especial. Um dos principais itens entre os PMVA’s são as molduras. Esse trabalho abordou de maneira ampla o mercado mundial de PMVA e de forma mais enfática o mercado de molduras de coníferas, mostrando as principais empresas no mercado atualmente, seu faturamento, os canais de distribuição dos produtos, e por fim classificou o setor entre as diversas formas de mercado existentes, através do grau de concentração, índice de Herfindahl-Hirschman, índice de entropia de Theil e coeficiente de Gini. Através desses coeficientes se pôde constatar que o mercado se apresenta de maneira muito concentrada, com as maiores empresas dominando o setor, e assim, se enquadrando na estrutura de mercado conhecida como oligopólio. Além desses números, o mercado de molduras apresentou queda de 28% no valor das exportações em 2007, com relação a 2006, e se prevê uma queda de 10% para o valor em 2008, mas nos últimos 10 anos, esse setor acumula crescimento de mais de 500%.-
Formato: dc.format54 f. : il. (principalmente color.), grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectValor economico adicionado-
Palavras-chave: dc.subjectProdutos florestais - Mercado-
Palavras-chave: dc.subjectProdutos florestais - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectMadeira - Produtos - Mercado-
Palavras-chave: dc.subjectMadeira - Produtos - Brasil-
Título: dc.titleEstudo de mercado para o setor brasileiro de produtos de maior valor agregado, com ênfase em molduras de madeiras de coníferas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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