
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rocha, Márcio Pereira da, 1965- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Curso de Engenharia Industrial Madeireira | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Regis Moraes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:41:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:41:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/45645 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45645 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Márcio Pereira da Rocha | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Engenharia Industrial Madeireira. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo contribuir com subsídios técnicos para a melhoria do desempenho de serrarias de eucalipto de pequeno porte através da análise de seu rendimento em madeira serrada, eficiência operacional e amostragem de trabalho. O rendimento foi obtido pela quantificação do volume de toras desdobradas na serraria por período e pela produção de madeira serrada no mesmo período, sendo analisadas as linhas principal e secundária (reaproveitamento), chegando ao valor de 44,17% de rendimento em madeira serrada. O valor encontrado foi baixo, o que pode ser melhorado através de ações corretivas na parte operacional e de equipamento, pois a matéria prima que influi negativamente também, não tem possibilidade de ser alterada. O rendimento da linha principal foi analisado quanto aos pedidos praticados na serraria, chegando a conclusão que o rendimento aumenta de acordo com o aumento da dimensão das peças dos pedidos, e que entre dois pedidos com peças de dimensões similares, o rendimento diminui com a variedade de peças; também analisou-se o rendimento da serraria por dia da semana trabalhado, podendo afirmar que no geral ele diminui ao longo da semana. A eficiência operacional foi determinada pelo volume das toras processadas em um turno e o número de funcionários presentes neste mesmo turno. Os resultados também foram baixos, com média de 3,93 m³/funcionário/dia, o qual se deve a problemas de equipamento parado devido a quebra, manutenção e remanutenção, e operação não satisfatória. A cronoamostragem foi realizada para os funcionários, serra fita, serra circular e serra circular múltipla, dividindo os tempos em trabalho produtivo e tempo perdido. Os funcionários tiveram um resultado satisfatório, com uma média de 81% de trabalho produtivo. A serra fita, na amostragem por tora, teve 32% de trabalho produtivo, a serra circular obteve 38% de trabalho produtivo e a serra circular múltipla 63%, todos resultados baixos, predominando as atividades não produtivas, principalmente as de manuseio das toras e peças, o que é explicado pelo resultado melhor da serra múltipla, na qual as peças a serem resserradas possuem menores dimensões. | - |
| Formato: dc.format | 85 f. : il. color., grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Eucalipto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Madeira serrada | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Toras de madeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processamento da madeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Serrarias - Produtividade do trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Administração da produção | - |
| Título: dc.title | Diagnóstico de uma serraria de pequeno porte de Eucalyptus spp. no estado do Mato Grosso Sul | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: