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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Nisgoski, Silvana | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Curso de Engenharia Industrial Madeireira | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Francielli Rodrigues Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:19:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:19:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 20123 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/45639 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45639 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Silvana Nisgoski | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Engenharia Industrial Madeireira. | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A técnica de espectroscopia no infravermelho pode ser uma ferramenta útil e vantajosa no processo de identificação de madeiras, uma vez que o aparelho é versátil, de fácil mobilidade e, o mais importante, as amostras podem ser maciças, exigem pouco preparo e os resultados são obtidos mais rapidamente. Cada material absorve, transmite e reflete a luz em determinados comprimentos de onda, de acordo com a composição anatômica e química, o que leva a identificação e separação das espécies. Foram estudadas imagens sacras, relíquias históricas, as quais retratam a arte barroca religiosa do século XVIII, com intuito de testar nova técnica de identificação das espécies utilizadas na confecção das peças e orientar o restauro. O material foi procedente do atelier Relicário de Conservação e Restauração de Bens Culturais Ltda., do estado de Minas Gerais. As amostras eram pequenos fragmentos das obras, identificados anatomicamente com auxílio de um microscópio Olympus CX-40 com câmera digital Olympus Camedia C3000 acoplada. O equipamento utilizado foi um espectrofotômetro FTIR Tensor 37 da marca Bruker, operando na faixa do infravermelho próximo entre 4000 cm-1 e 10000 cm-1. As leituras do infravermelho foram efetuadas em absorbância com resolução de 4 cm-1 e 64 varreduras, diretamente dos fragmentos de madeira, na superfície longitudinal, num total de 20 espectros por obra. A análise dos espectros foi feita através da Análise de Componentes Principais (PCA) e Análise por Agrupamento, com o auxílio do software The Unscrambler®, versão 10.1 Através da análise de componentes principais (PCA) e de agrupamento, foi possível concluir que a técnica é promissora na identificação das espécies na arte sacra, mas se mostra sensível ao estado do material analisado, como por exemplo, vestígios de tintas, colas e outras resinas, além da degradação. | - |
Formato: dc.format | 42 f. : il. color., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Madeira - Identificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espectroscopia de infravermelho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte sacra | - |
Título: dc.title | Infravermelho próximo como ferramenta auxiliar na identificação de madeiras na arte sacra | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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