Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tedeschi, Marcos Antonio, 1959- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Silmara Ferreira de, 1972- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:37:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:37:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/45563 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45563 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marco Antônio Tedeschi | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Sete em cada dez brasileiros reclamam de estresse em seus ambientes de trabalho, sendo esse considerado como o mal do século XXI. No entanto, pouco se sabe, ainda, sobre sua cronificação - que é o esgotamento físico e mental intenso causado pelas pressões nos ambientes de trabalho, conhecido como Síndrome de Burnout. Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo investigar a saúde do trabalhador no âmbito do meio de comunicação do tipo televisivo, de sinal aberto, na cidade de Curitiba e os profissionais que participam da criação e veiculação do produto telejornal diário, de forma a identificar fatores que contribuem para o desenvolvimento de patologias e síndromes como o estresse e a Síndrome de Burnout. Metodologicamente, caracteriza-se pela pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Utiliza instrumento protocolo NASA-TLX para avaliar a carga de trabalho e questionário sociodemográfico para coleta de dados. Conclui que embora a nota de carga de trabalho esteja dentro dos limites estabelecidos por esta pesquisa, individualmente os profissionais apresentam pontuação acima do limítrofe (7,0) para níveis de estresse e carga mental de trabalho. Sugere estudos mais aprofundados acerca dos fatores físicos e psíquicos que contribuem para os quadros estressivos, tornando-os permanentes e contribuintes do desenvolvimento da Síndrome de Burnout | - |
Formato: dc.format | 69 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telejornalismo - Stress ocupacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stress (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente de trabalho | - |
Título: dc.title | Um estudo de fatores que corroboram para o desenvolvimento da síndrome de Burnout na produção de conteúdo telejornalístico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: