A inteligência de negócios como fonte de vantagem competitiva em micro e pequenas empresas presentes em espaços de coworking em Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinto, Jose Simão de Paula, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorSilva Junior, Dênis da, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:56:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:56:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/45548-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45548-
Descrição: dc.descriptionOrientador:José Simão de Paula Pinto-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo contempla a área de inteligência de negócios e vantagem competitiva, bem como micro e pequenas empresas. Objetiva-se identificar a inteligência de negócios como fonte de vantagem competitiva em micro e pequenas empresas na cidade de Curitiba, Paraná em uma amostra de organizações presentes em espaços de coworking. Para alcançar este objetivo foi feito o uso do método de pesquisa exploratória e análise do referencial teórico no campo de Administração e Tecnologia da Informação, bem como a aplicação de um questionário. Na análise do referencial teórico foram expostos os conceitos da origem da Inteligência de Negócios, Data Warehouse, Online Analytical Processing, análise, vantagem competitiva e micro e pequenas empresas. Com a execução dos métodos e aplicação do questionário, foram obtidos resultados acerca das micro e pequenas empresas presentes em espaços de coworking. Resultados os quais expressaram que micro e pequenas empresas possuem limitações tecnológicas, um processo de tomada de decisão não programado, onde a informação é considerada um ativo pelas organizações de pequeno porte, tanto como fonte de otimização dos seus processos internos, quanto recurso necessário para o desenvolvimento de serviços ou produtos. Por fim, foi possível identificar na amostra que responsáveis por micro e pequenas empresas acreditam que a inteligência de negócios pode gerar vantagem competitiva-
Formato: dc.format74 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas e medias empresas - Concorrencia-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas e medias empresas - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de negocios-
Título: dc.titleA inteligência de negócios como fonte de vantagem competitiva em micro e pequenas empresas presentes em espaços de coworking em Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.