Mapeamento de processos como estratégia competitiva na gestão de projetos de T.I. baseado no guia PMBOK

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinto, José Simão de Paula, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorTulio, Anne Caroline Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:26:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:26:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/45522-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45522-
Descrição: dc.descriptionOrientador: José Simão de Paula-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa exploratória realizada na empresa Sauk Flexible I.T., vê como objetivo compreender na prática diária o mapeamento de processos dos projetos de tecnologia da informação. Com base no guia norteador PMBOK, sugerir possíveis melhorias na gestão de projetos e nos fluxos informacionais. Sabe-se que para um mapeamento eficaz, é necessário que pelo menos os principais atores de cada etapa do projeto estejam envolvidos na pesquisa. Foram utilizadas duas técnicas de coleta de dados, a observação não estruturada para levantamento das informações iniciais e entrevista quantitativa para informações específicas dos processos organizacionais com os colaboradores principais de cada cargo. Os resultados constatados foram de que haviam problemas nos processos dos projetos desenvolvidos na organização, tendo como principal dificuldade a delimitação das atividades para cada colaborador, retrabalho, falta de gerenciamento e prazos extrapolados. Problemas também foram constatados na comunicação empresarial. Sugeriu-se que os processos empresariais fossem padronizados e houvesse um monitoramento das atividades executadas. Conclui-se que o mapeamento de processos e melhoria dos mesmos trata-se de uma estratégia de negócios que irá gerar um diferencial competitivo para a Sauk-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração de projetos-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Título: dc.titleMapeamento de processos como estratégia competitiva na gestão de projetos de T.I. baseado no guia PMBOK-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.