Proposta metodológica de análise de opiniões: um estudo sobre a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTsunoda, Denise Fukumi, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorZellner, Ana Paula Fantin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:49:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:49:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/45520-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45520-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Denise Fukumi Tsunoda-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Trata-se de um estudo sobre mineração de opinião que utilizará de algoritmos de mineração de dados para descoberta de padrões e conhecimento nesta base de dados. O objetivo geral deste estudo é criar uma metodologia de análise de opiniões sobre a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para atingir esse objetivo, foram executadas as seguintes etapas: prospectar estudos relacionados ao tema da pesquisa por meio de pesquisa exploratória; propor uma base de dados para armazenar as opiniões coletadas de alunos e usuários do Facebook e Twitter de cursos preparatórios para a prova do ENEM da região central de Curitiba; e descobrir padrões de opiniões entre alunos e usuários do Facebook e Twitter pelo uso de métodos e técnicas de mineração de dados. A coleta de dados foi realizada de duas formas: por meio da aplicação de questionário para levantamento de opiniões e recuperação de opiniões em redes sociais (Facebook e Twitter). A proposta da metodologia de análise e mineração de opiniões permite a reaplicação deste estudo em outras pesquisas. Os resultados obtidos apresentaram tendenciosidade devido ao número de respostas pequeno. As amostras desejadas não foram atingidas e para não manter a tendenciosidade foram retirados alguns atributos. Pode-se identificar que os alunos tanto de cursos preparatório quanto da UFPR não se preparam menos de um ano para o ENEM e aqueles que se preparam mais aplicaram melhor o conhecimento adquirido na prova. As sentenças coletadas no Facebook e Twitter apresentaram em opiniões negativas dos usuários em relação ao (a): tempo de prova, questões cobradas, site de inscrição, resultado da prova e nível de dificuldade da prova dentre outros. As sentenças que apresentaram sentimentos positivos estavam relacionadas ao tema da redação do ENEM 2015: "a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Como proposta de trabalhos futuros sugere-se replicar a metodologia aqui proposta em outras pesquisas envolvidas na área de análise de sentimento, mineração de opiniões e mineração de dados. Outra sugestão é ampliar a amostra da pesquisa para outras regiões brasileiras-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMineração de dados (Computação)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Opinião publica - Pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectBanco de dados-
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)-
Título: dc.titleProposta metodológica de análise de opiniões: um estudo sobre a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.