
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tsunoda, Denise Fukumi, 1972- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | - |
| Autor(es): dc.creator | Zellner, Ana Paula Fantin | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:49:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:49:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/45520 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45520 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Denise Fukumi Tsunoda | - |
| Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Trata-se de um estudo sobre mineração de opinião que utilizará de algoritmos de mineração de dados para descoberta de padrões e conhecimento nesta base de dados. O objetivo geral deste estudo é criar uma metodologia de análise de opiniões sobre a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para atingir esse objetivo, foram executadas as seguintes etapas: prospectar estudos relacionados ao tema da pesquisa por meio de pesquisa exploratória; propor uma base de dados para armazenar as opiniões coletadas de alunos e usuários do Facebook e Twitter de cursos preparatórios para a prova do ENEM da região central de Curitiba; e descobrir padrões de opiniões entre alunos e usuários do Facebook e Twitter pelo uso de métodos e técnicas de mineração de dados. A coleta de dados foi realizada de duas formas: por meio da aplicação de questionário para levantamento de opiniões e recuperação de opiniões em redes sociais (Facebook e Twitter). A proposta da metodologia de análise e mineração de opiniões permite a reaplicação deste estudo em outras pesquisas. Os resultados obtidos apresentaram tendenciosidade devido ao número de respostas pequeno. As amostras desejadas não foram atingidas e para não manter a tendenciosidade foram retirados alguns atributos. Pode-se identificar que os alunos tanto de cursos preparatório quanto da UFPR não se preparam menos de um ano para o ENEM e aqueles que se preparam mais aplicaram melhor o conhecimento adquirido na prova. As sentenças coletadas no Facebook e Twitter apresentaram em opiniões negativas dos usuários em relação ao (a): tempo de prova, questões cobradas, site de inscrição, resultado da prova e nível de dificuldade da prova dentre outros. As sentenças que apresentaram sentimentos positivos estavam relacionadas ao tema da redação do ENEM 2015: "a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Como proposta de trabalhos futuros sugere-se replicar a metodologia aqui proposta em outras pesquisas envolvidas na área de análise de sentimento, mineração de opiniões e mineração de dados. Outra sugestão é ampliar a amostra da pesquisa para outras regiões brasileiras | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mineração de dados (Computação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - Opinião publica - Pesquisa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Banco de dados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) | - |
| Título: dc.title | Proposta metodológica de análise de opiniões: um estudo sobre a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: