
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Guérios, Ettiène Cordeiro, 1952- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Eliane Kloster | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:48:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:48:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/45480 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45480 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Ettiène Guérios | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2016 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 156-162 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa investigou se a experiência como pesquisador vivenciada pelos alunos do Ensino Fundamental em Atividade de Pesquisa de Opinião pode se converter em experiência matemática que possibilite aprendizagem efetiva. Para tanto, analisou a vivência dos alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental no papel de um pesquisador ao participar de uma Atividade de Pesquisa de Opinião (APO) durante as aulas, desde sua criação até a divulgação do resultado: escolha e estudo do tema, elaboração e aplicação do instrumento de pesquisa (questionário), coleta e organização dos dados em forma de tabelas e gráficos, análise e divulgação dos resultados encontrados. Foram elementos de análise: como ele vivenciou a experiência de ser um pesquisador, como este fato lhe passou e transformou, se essa experiência contribuiu para a aprendizagem matemática de conteúdos relacionados com a estatística com foco na organização, leitura e interpretação de dados, tabelas e gráficos. A pesquisa foi qualitativa, realizada por meio de entrevista organizada a partir de pontos chaves e construída por meio de um diálogo informal com os alunos-pesquisadores. A pesquisadora se pôs aberta a ouvir o que eles falavam além de suas palavras escritas sobre a experiência que viveram. As entrevistas foram transcritas e analisadas à luz de Larrosa (1998, 1999, 2002, 2011, 2013, 2014), Batanero (2001), Lopes (2003, 2008) e Guérios (2002). Os resultados apontam que pode haver simbiose pedagógica entre experiência de vida e experiência matemática que signifique os conteúdos curriculares possibilitando aprendizagem efetiva, particularmente quando, pela experiência, transcendem os espaços escolares formais e alcançam os espaços intersticiais no processo de aprendizagem. Palavras chave: aprendizagem matemática, cognição e aprendizagem, pesquisa de opinião, Matemática Ensino Fundamental, metodologia do ensino de matemática | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research investigated whether the experience as a researcher experienced by Elementary School students in an Opinion Research Activity can become a mathematical experience that enables effective learning. In order to do so, it was analyzed the experience of the seventh grade of elementary school in the role of a researcher when participating in an Opinion Research Activity (APO) during the classes, from its creation to the result releasing: the choice and study of the theme, elaboration and application of the research instrument (questionnaire), collection and organization of data in the form of tables and graphs, analysis and dissemination of the results found. The elements of analysis were: how the student went through the experience of being a researcher, how it happened to him and transformed him, if this experience contributed to mathematical learning of the content related to statistics with a focus on the organization, reading and interpretation of data, tables and graphs. It was a qualitative research, conducted by means of an interview organized from key points and constructed through an informal dialogue with the student-researchers. The researcher made herself available to listening to what they were talking about beyond their written words about the experience they lived. The interviews were transcribed and analyzed in the light of Larrosa (1998, 1999, 2002, 2011, 2013, 2014), Batanero (2001), Lopes (2003, 2008) and Guérios (2002). The results point out that there can be pedagogical symbiosis between life experience and mathematical experience that makes curricular contents meaningful, enabling effective learning, particularly when, through experience, they transcend formal school spaces and reach the interstitial spaces in the learning process. Keywords: mathematics learning, cognition and learning, opinion research, Mathematics Elementary School, methodology of mathematics teaching | - |
| Formato: dc.format | 170 f. : il., algumas color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognição - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | - |
| Título: dc.title | Ensino de matemática e pesquisa de opinião : caminhos de uma experiência formativa | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: