Ambiente construído e nível de atividade física de adolescentes de Curitiba-Pr

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Autor(es): dc.contributorReis, Rodrigo Siqueira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física-
Autor(es): dc.creatorLopes, Adalberto Aparecido dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:45:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:45:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/45465-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45465-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Rodrigo Siqueira Reis-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 26/03/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 120-130-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Exercício e esporte-
Descrição: dc.descriptionResumo: Maiores níveis de atividade física na adolescência estão relacionados com benefícios à saúde, porém, uma grande proporção de jovens apresenta níveis insuficientes de atividade física. A saúde dos jovens é afetada por uma ampla e complexa rede de fatores sociais, culturais e ambientais. Os atributos do ambiente construído parecem ser potencialmente relacionados com a atividade física de adolescentes. Assim, compreender esses atributos pode favorecer a criação de estratégias baseadas em evidencias, a fim de aumentar as possibilidades dos adolescentes aderirem a um estilo de vida mais fisicamente ativo. O presente estudo tem como objetivo analisar a associação entre o ambiente construído e o nível de atividade física de adolescentes da cidade de Curitiba-PR. Os dados de interesse deste estudo fazem parte do projeto internacional intitulado IPEN-Study, desenvolvido em Curitiba-PR entre os meses de agosto e dezembro de 2013. Como unidade primária de amostragem foram selecionados, de forma intencional, 32 setores censitários considerando os extremos de renda e walkability através de dados geoprocessados. A amostra foi composta por 381 adolescentes de 12 a 17 anos de idade e seus pais/responsáveis maiores de 18 anos, os quais passaram por fases de recrutamento, entrevista e mensuração antropométrica. As residências dos respondentes e as escolas em que os adolescentes reportaram estudar foram georreferenciadas e em seguida traçado um buffer de 500 metros no entorno das estruturas, a fim de se obter os atributos do ambiente construído, mensurados através de SIG (Sistema de Informação Geográfica), com a utilização do software ArcGIS versão 10.1. O nível de atividade física dos adolescentes foi analisado através de um questionário multidimensional. Para análise dos dados foi realizado em um primeiro momento, distribuição de frequências absoluta e relativa e teste de quiquadrado (x2) de heterogeneidade e tendência linear para as variáveis individuais e de atividade física. Em seguida foi utilizada a estatística descritiva de média, mediana, desvio padrão, mínimo e máximo para as variáveis do ambiente construído, ambas as análises foram geradas através do software estatístico SPSS 17,0 mantendo um nível de significância de 5%. Para realização das análises mais robustas de associação utilizou-se a regressão de Poisson através do software estatístico STATA 11.0, mantendo um nível de significância de 5%. Os resultados demonstram que os meninos têm uma proporção 21% maior de realizar ao menos um dia por semana de atividade física de lazer (IC95%:1,10-1,34), 79% maior de atingir as recomendações (IC95%:1,34-2,38) e 26% maior de realizar deslocamento ativo para a escola (IC95%:1,06-1,24). Ainda, conforme aumenta a nivel socioeconomico e a escolaridade do responsável diminui a proporção de adolescentes ativos no deslocamento para a escola. A alta densidade populacional dentro do buffer parece aumentar os níveis de atividade física dos adolescentes, entretanto, locais com maior renda tende a diminuir a proporção de jovens fisicamente ativos. Conforme aumenta a distância entre a residência e a escola diminui a proporção de deslocamento ativo para a escola, assim como maiores quantidades de pontos de ônibuss presentes dentro do buffer menor a proporção de adolescentes que vão e/ou voltam da escola caminhando, pedalando ou de skate. Com esses achados é possível melhor compreender os atributos do ambiente construído que estão relacionados com o comportamento de atividade física dos adolescentes, norteando futuros estudos, propiciando a interrelação entre profissionais de diversas áreas do conhecimento. Palavras-chave: Nível de atividade física; Ambiente construído; Sistema de Informação Geográfica (SIG); Adolescentes.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Higher levels of physical activity in adolescence are related to health benefits; however, a large proportion of young people has insufficient levels of physical activity. Young people's health is affected by a large and complex network of social, cultural and environmental factors. The attributes of the built environment seem to be potentially related to physical activity in adolescents. Thus, understanding these attributes may favor the creation of evidence -based strategies in order to increase the chances of adolescents adhere to a style more physically active lifestyle. The present study aims to analyze the association between the built environment and physical activity levels of adolescents in the city of Curitiba - PR. The data of interest are part of the international project titled IPEN Study, developed in Curitiba - PR between August and December 2013. As primary sampling unit were selected intentionally, 32 census tracts considering the extremes of income and walkability through geoprocessed data. The sample consisted of 381 adolescents 12-17 years of age and their parents / carers over 18 years which have passed through phases of recruitment, interview and anthropometric measurement. The residences of the respondents and the schools in which adolescents reported study were georeferenced and then traced a 500 meter buffer surrounding structures in order to obtain the attributes of the built environment, measured through GIS (Geographic Information System) with the use of ArcGIS software version 10.1. The level of physical activity among adolescents was analyzed using a multidimensional questionnaire. Data analysis was carried out on a first date, distribution of absolute and relative frequencies and chi- square test (x2) for heterogeneity and linear trend for individual variables and physical activity. Then the descriptive statistics of mean, median, standard deviation, minimum and maximum for the variables of the built environment was used, both analyzes were generated using the statistical software SPSS 17.0 maintaining a significance level of 5% . To perform the most robust association analyzes, we used Poisson regression using the STATA 11.0 statistical software, while maintaining a level of significance of 5%. The results show that boys have a 21 % higher proportion of performing at least one day per week of leisure time physical activity (CI95%:1,10-1,34), 79% higher to achieve the recommendations (CI95%:1,34-2,38) and 26% higher performing active commuting to school (CI95%:1,06-1,24). Yet with increasing socioeconomic level and education of the head decreases the proportion of assets in adolescents commuting to school. The high population density within the buffer appears to increase levels of physical activity among adolescents; however, places with higher income tend to decrease the proportion of physically active young people. With increasing distance between home and school decreases the proportion of active commuting to school, as well as larger amounts of bus points present within the buffer lower the proportion of teenagers going and / or return from school walking, cycling or skateboarding. With these findings it is possible to better understand the attributes of the built environment that are related to the physical activity behavior of adolescents, guiding future studies, providing the interrelationship between professionals from different fields of knowledge. Keywords: Physical activity level; Built environment; Geographic Information System (GIS); Adolescents.-
Formato: dc.format130 f.+ [130 anexos] : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAptidão fisica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação fisica para adolescentes-
Título: dc.titleAmbiente construído e nível de atividade física de adolescentes de Curitiba-Pr-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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