Políticas públicas educacionais para o ensino fundamental : qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras no século XXI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKauchakje, Samira, 1961--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Sociologia Política-
Autor(es): dc.creatorPrestes, Jocemara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:29:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:29:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-13-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/45442-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45442-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profª Drª Samira Kauchakje-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Sociologia Política.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 26-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo bibliográfico referente ao papel do Estado com a educação pública Brasileira, em um todo e mais especificamente no ensino fundamental. A fundamentação teórica para o desenvolvimento deste trabalho foi baseado em literaturas que falam sobre as políticas publicas educacional em autores que tratam sobre o tema, entre eles cita-se: Marta Arretche, Celina Souza e Saviani. O texto foi dividido em capítulos, como tema principal, "A qualidade do ensino nas escolas brasileiras na sociedade contemporânea" os capítulos foram divididos da seguinte forma: o primeiro capítulo fala sobre as políticas públicas no geral, o segundo faz breve histórico sobre a Educação, trajetória e transformações que a educação brasileira tem sofrido ao longo dos anos, chegando até os dias atuais, falando sobre a qualidade do ensino, realidade das escolas brasileiras, formação dos professores e as responsabilidades das políticas públicas com a educação. O trabalho faz um eixo com a história da educação trazendo a discussão até o período atual.-
Formato: dc.format1 arquivo (26 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Título: dc.titlePolíticas públicas educacionais para o ensino fundamental : qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras no século XXI-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.