
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Borowicc, Roseli | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:38:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:38:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/45396 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45396 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Tânia Maria F. Braga Garcia | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/03/2016 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 148-154 | - |
| Descrição: dc.description | Linha de pesquisa : Cultura, escola e ensino | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Apresenta resultados da investigação sobre processos de escolha dos Livros Didáticos do PNLD Campo por educadores de escolas do campo localizadas em Assentamentos da Reforma Agrária. Assume as concepções de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST e da Educação do Campo a partir das experiências de educação construídas pelos movimentos sociais do campo. Reconhece a Educação do Campo e a Educação Rural como dois paradigmas distintos de educação para o campo brasileiro. Apresenta questões gerais sobre a luta pela terra e por educação no Brasil contemporâneo e a luta por escolas nos acampamentos e assentamentos do MST. Faz referências à escolarização e seus elementos em um caso particular, sustentando as análises em conceitos referenciais da Linha Cultura, Escola e Ensino que dialogam com as proposições da Educação do Campo, em particular com o conceito de escola como construção social. Traz elementos das teorias sobre as relações entre cultura escolar e os manuais escolares, sobre o Livro Didático, o Programa Nacional do Livro Didático - PNLD - e sobre o PNLD Campo. Analisa os processos de escolha dos livros didáticos por educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas do campo, localizadas em áreas de assentamento da reforma agrária, discutindo as condições em que eles ocorrem e os critérios utilizados pelos educadores, na relação com o projeto de educação do MST e com os fundamentos teóricos da Educação do Campo. O trabalho empírico foi realizado em escolas do campo, por meio de questionários e entrevistas dirigidos a nove educadoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas localizadas em Assentamentos da Reforma Agrária, no município de Abelardo Luz (SC). Também foram utilizadas a análise documental e a observação participante, esta última como estratégia complementar. As análises foram articuladas em torno de duas categorias derivadas de conceituações de Freire (1981), que permitiram evidenciar os resultados da pesquisa: a) tensões entre autonomia e imposição nos processos de decisão sobre os livros didáticos; e b) diálogos e tensões entre propostas de educação coexistentes nas escolas de Assentamento. Palavras-chave: Escolas do Campo. Escolas de Assentamento. Livros Didáticos. PNLD e PNLD Campo. Processos de escolha. Critérios de escolha. Anos Iniciais do Ensino Fundamental | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study presents the results of an investigation about the selection process performed by educators from countryside schools in agrarian reform settlements to choose textbooks offered by the PNLD Campo. It incorporates the Landless Workers' Movement's (MST) conception of education and countryside education based on the experiences constructed by countryside social movements. The research considers the countryside education and the rural education as two different paradigms for countryside education in Brazil. It presents general questions about the fight for land, for education and the struggles inside the schools in MST settlements and camps. The work refers to schooling and its elements using a particular case, supporting the analyses about referential concepts developed by the research line Culture, School and Teaching, which relate to the propositions of the countryside education, in particular the idea of school as a social construction. It uses elements of the theory about meanings and relationships between school culture and textbooks, about textbooks, the National Textbooks Program (PNLD) and the PNLD Campo. The main objective is to analyze the selection processes of textbooks performed by educators from initial grades of elementary school in countryside schools located in agrarian reform settlements. The research analyzes the conditions for this process and the criteria used by the educators in relation to the educational project developed by the Landless Workers' Movement and the theoretical fundaments of countryside education. The empirical work was carried out in countryside schools, through surveys and interviews with nine educators from the first grades of elementary schools located in agrarian reform settlements in the municipality of Abelardo Luz (SC), Brazil. The analyses were organized around two categories based on Freire's theory (1981), which allowed the verification of the research results: a) tensions between autonomy and imposition in the decision-making processes to select textbooks; and b) dialogues and tensions between different educational proposals existing in the settlement schools. Keywords: Countryside schools. Settlement schools. Textbooks. PNLD and PNLD Campo. Selection processes. Selection criteria. Initial grades of elementary school. | - |
| Formato: dc.format | 160 f. : il., algumas color., grafs., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas do campo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Assentamentos rurais | - |
| Título: dc.title | Processos de escolha de livros didáticos em escolas de assentamento : diálogos e tensões | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: