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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Murata, Marília Pinto Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | - |
Autor(es): dc.creator | Novak, Maria Fernanda Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:14:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:14:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/45352 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45352 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marilia Pinto Ferreira Murata | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | As pessoas com deficiência geralmente não frequentam locais públicos por falta de acessibilidade, em contrapartida alunos matriculados em escolas bem projetadas têm, em média, rendimento significantemente melhor que seus colegas matriculados em escolas de pobre arquitetura. Com base na literatura estudada, este artigo apresenta reflexões que indicam a necessidade de adaptação das escolas públicas e particulares, para que haja necessariamente a inclusão de necessidades especiais ou portadores de algum tipo de deficiência, na modalidade de ensino regular em nosso país e em especial nas escolas do município de Irati-Pr. Tendo em vista as normas impostas pela educação inclusiva e a legislação pertinente à acessibilidade arquitetônica, constata-se a importância da realização de adaptações necessárias para um bom funcionamento com comodidade e segurança para os educandos, os resultados deste procedimento evidenciaram a falta de estrutura na edificação das escolas tendo em vista que são prédios antigos e sem estrutura para atender a diversidades dos educandos. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online (41 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edifícios escolares - Construção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência física - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência | - |
Título: dc.title | A importância da acessibilidade e inclusão de deficientes físicos nas escolas | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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