Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Valdomiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Luiz Gustavo Dalazen | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:41:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:41:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/45319 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45319 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Valdomiro de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/09/2016 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 127-134 | - |
Descrição: dc.description | Linha de pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A dança, analisada como objeto do conhecimento e ciência, é ainda pouco priorizada nas pesquisas científicas, pois alguns pesquisadores acreditam que, por ser arte, não tem a importância e a necessidade de ser aprofundada cientificamente. Nesse contexto, embora as danças a dois estejam difundidas e presentes na cultura popular, e sob muitos aspectos, contribuírem para a aprendizagem e o desenvolvimento humano, não apresentam o mesmo prestígio em estudos científicos. Essa falta de disponibilidade faz com que a prática e a profissionalização dessa expressão artística ainda sejam fundamentadas na informalidade e até mesmo na ilegalidade, propiciando algumas interpretações equivocadas, que estão sendo fomentadas nas diversas praças do país e do mundo. Essa premissa, infelizmente, ocasiona pouco cuidado em sua promoção e ação, dificultando o seu desenvolvimento e estudo. Todavia, em outro ângulo de análise, muitos apaixonados pela arte de dançar a dois hoje mobilizam suas vidas por meio dessa atividade artística, muitas vezes, sem nem entender como chegaram até ali. Motivada por essa realidade, a presente pesquisa tem como objetivo principal investigar a relação entre o prazer no ato de dançar e no de ensinar alguém a dançar, por meio dos conceitos de interação e afetividade, em um grupo de profissionais, que atuam ensinando as danças a dois, e seus alunos, na cidade de Curitiba/Paraná. Pois, como a realidade atual é embasada na informalidade, qualquer praticante pode ensinar as danças a dois se assim desejar. A pesquisa utilizou como método a pesquisa qualitativa com enfoque sócio histórico por meio da análise das contribuições de um grupo de profissionais que hoje vivem das danças a dois e, seus alunos, de diferentes áreas formativas. O intuito foi fundamentar como se desenvolve essa relação entre o prazer em dançar e o prazer em ensinar a dançar tendo como embasamento a teoria de Vygotsky nos conceitos de interação e afetividade. A análise foi realizada através da técnica de aglutinação dos núcleos de significação baseados na teoria de Vygotsky. Resultados e considerações - os quatro profissionais analisados, e seus pares de alunos, apresentaram resultados semelhantes diante da temática proposta confirmando a existência do prazer como um estímulo determinante para o ato de dançar e ensinar alguém a dançar, tanto na visão do docente quanto do aprendiz. Palavras-chave: Interação, afetividade, prazer, dança e educação. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The dance, analyzed as object of knowledge and science, is still not prioritized in scientific researches, as some researchers believe that, as it is art, the dance does not possess the importance and the necessity to be scientifically studied in-depth. In this context, although the couple dances are widespread and present in popular culture and under many aspects contribute with the learning and development of the human being, they do not have the same prestige in scientific studies. This lack of availability makes the practice and professionalization of this artistic expression to be based on informality and even illegality, bringing some mistaken interpretations, which are being spread in several parts of the country and the world. This assumption, unfortunately, makes the couple dance to be promoted and developed with not much attention, hindering its growth and study. However, on the other hand, many passionate people about the art of couple dancing mobilize their lives, nowadays, through this artistic activity, many times without knowing how they got there. Motivated by this reality, this research has as its main objective the investigation of the relationship between the pleasure existent in the act of dancing and in the act of teaching another one how to dance, though the use of the concepts of interaction and affectivity, in a group of professionals, which teach couple dancing, and their students in the city of Curitiba, state of Paraná, southern region of Brazil. As a current reality of these professionals is based on informally, any practitioner can, nowadays, teach couple dancing if he so desires. The method used was the qualitative research with a social historic approach through the analysis of the contributions of a group of professionals that live by teaching couple dancing and their students, from different training areas. The intent was to substantiate how the relationship between the pleasure in dancing and the pleasure in teaching another how to dance is developed, having as fundamental ground Vygotsky's theory in the concepts of interaction and affectivity. The analysis was performed through the technique of agglutination of the significance cores based on Vygotsky's theory. Results and considerations - the four professionals that have been analyzed, and their pairs of students, showed similar results before the proposed subject, confirming the existence of pleasure as a decisive stimulus for the act of dancing and teaching another how to dance, both in the view of the teacher and of the student. Keywords: interaction, affectivity, pleasure, dance and education. | - |
Formato: dc.format | 146 f. : .il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança - Aspectos psicologicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dança - Escolas | - |
Título: dc.title | O prazer em dançar e ensinar as danças a dois : uma análise da interação e da afetividade na ótica dos profissionais e alunos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: