
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Messagi Júnior, Mário, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Thalita Cantos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:33:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:33:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/45224 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45224 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Mário Messagi Junior. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Publicidade e Propaganda. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O governo brasileiro recentemente abriu os dados governamentais sob a justificativa de ser um avanço democrático rumo a uma gestão mais transparente e participativa. Contudo, poucas pessoas vêm acessando esses dados ou sequer sabem de sua existência e profundidade. Com isso, observa-se que o acesso a informação não garante participação pública: os dados simplesmente estarem disponíveis, e abertos em um portal online, não garante a sua usabilidade. Esse trabalho se propõe a estudar os grupos que vêm assumindo o protagonismo cívico e agregando valor a esses dados, ao aplicá-los em aplicativos/soluções tecnológicas que resolvem problemas sociais. O objetivo é identificar quais são os valores e motivações compartilhados por esses grupos, como se estruturam seus projetos e seu relacionamento com o governo e, com isso, avaliar a influência do perfil do grupo no seu nível de engajamento e no modelo de soluções que desenvolvem. Finalmente, o estudo permite esboçar hipóteses sobre o futuro da transparência governamental: agora que os dados estão abertos, qual é o próximo passo a ser tomado rumo à maior participação popular na gestão pública? | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transparência na administração pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Governo aberto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dados abertos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lei de acesso à informação - Brasil | - |
| Título: dc.title | Pro-hacktividade : até que ponto as tecnologias de transparência promovem o protagonismo cidadão? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: