As novas tecnologias e suas representações na publicidade : uma análise de conteúdo dos comerciais da operadora Vivo entre 2003 e 2016

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorQuadros, Itanel-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda)-
Autor(es): dc.creatorAlba, Suian Maíne-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:57:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:57:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-31-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/45202-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45202-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Itanel Bastos de Quadros Junior.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Publicidade e Propaganda.-
Descrição: dc.descriptionNesta monografia, tem-se como objetivo analisar como se dão as representações das novas tecnologias na publicidade, bem como verificar se houve mudanças significativas na sua representação ao longo do tempo. Com isso, pretende-se compreender como ocorre a relação dos indivíduos com as novas tecnologias e como elas modificaram os seus modos de interação e comunicação, a partir da maneira que a publicidade as representa em seus anúncios. O método utilizado para a pesquisa empírica foi o da Análise de Conteúdo, por sua capacidade de permitir conhecer aquilo que está por trás das palavras, imagens, sons e representações. O corpus da pesquisa foi formado por dez comerciais televisivos da operadora Vivo, veiculados entre os anos de 2003 e 2016. Após comparação e interpretação dos dados resultantes da análise, verificou-se que a representação das novas tecnologias pouco mudou ao longo dos anos: elas foram geralmente representadas como a esperança de um mundo melhor, como resolução de problemas e como favoráveis às relações humanas, sendo comumente associadas à geração mais jovem e à liberdade – no entanto, ocorre uma mudança significativa no discurso de apenas um dos filmes, veiculado no ano de 2015, que apresentou o lado negativo das novas tecnologias. Não obstante, pôde ser notado que os comerciais da operadora acompanharam as mudanças que ocorreram na acessibilidade e nas novas funções das tecnologias ao longo do período estudado. Também puderam ser verificadas, a partir dos filmes selecionados, características intrínsecas da sociedade contemporânea, como a valorização da juventude, a diminuição da importância da proximidade geográfica para a interação e a exposição cada vez maior da vida íntima e privada.-
Formato: dc.format108 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf application/x-compressed-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/zip-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Relação: dc.relationExigência dos sistema: Adobe Acrobat Reader.-
Título: dc.titleAs novas tecnologias e suas representações na publicidade : uma análise de conteúdo dos comerciais da operadora Vivo entre 2003 e 2016-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.