
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Henneberg, Railson | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Análises Clínicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Wibbelt, Tatiana Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:46:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:46:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/45105 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45105 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Prof. MsC. Railson Henneberg | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Análises Clínicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O eritrócito passa por uma série de alterações metabólicas durante o seu envelhecimento que resulta na formação da metahemoglobina e diminuição da capacidade de transporte de oxigênio. Este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito in vitro da quercetina e da rutina, sobre o metabolismo oxidativo de eritrócitos normais em processo de envelhecimento natural, através da determinação da metahemoglobina. Após a incubação com concentrações de quercetina (100 e 200 µmoles/l) e rutina (100 µmoles/l), foram determinadas as concentrações de metahemoglobina no tempo zero, 3, 7 e 14 dias após a coleta de sangue de pacientes saudáveis, sem histórico de cianose. A quercetina e a rutina apresentaram um efeito protetor nas concentrações testadas (p<0,05) a partir do sétimo dia de incubação. Estes dados comprovam a atividade antioxidante destes compostos polifenólicos in vitro, porém, estudos in vivo são necessários para comprovar a real aplicabilidade clínica dos dados obtidos no presente trabalho. | - |
| Formato: dc.format | 21 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Eritrócitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quercetina | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rutina | - |
| Título: dc.title | Prevenção da auto-oxidação da hemoglobina pelos flavonoides quercetina e rutina | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: