Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Baggio, Adriana Tulio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
Autor(es): dc.creator | Maranha, Mariana Dantas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:14:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:14:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/45097 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45097 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Adriana Tulio Baggio. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Relações Públicas. | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Segundo pesquisas realizadas por instituições como a Organização Internacional do Trabalho e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, no mundo inteiro as mulheres ganham salários menores do que os homens, mesmo realizando as mesmas funções. Com isso em mente, este trabalho busca compreender de que forma as estratégias de comunicação interna podem contribuir na promoção da igualdade de gênero nas organizações privadas. Para isso escolhemos trabalhar com o estudo de caso do programa Women@Renault, do Grupo Renault, procurando entender como são operadas as ações de comunicação interna para promover a igualdade de gênero dentro da organização, e quais os resultados obtidos com o programa. Com esse objetivo, utilizamos a análise de discurso como metodologia para a compreensão de peças de comunicação interna que divulgavam o programa e realizamos uma pesquisa quantitativa com uma amostra de colaboradoras para entender qual a relevância do programa do ponto de vista das principais interessadas. Com os resultados destas análises percebemos que o programa, em geral, é familiar às colaboradoras e tem sua importância no aumento da contratação de funcionárias na Renault e na valorização do trabalho feminino dentro da organização. Porém, entendemos que ainda existe um caminho a ser percorrido no que diz respeito à utilização da linguagem não-sexista na comunicação do programa, e na conscientização do público interno como um todo a respeito da importância da igualdade de gênero no ambiente corporativo | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Igualdade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Título: dc.title | A comunicação interna na promoção da igualdade de gênero em organizações empresariais : o caso Woman@Renault | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: