A construção do bom relacionamento : estudos de caso da desenvolvedora de jogos eletrônicos Blizzard e seus jogadores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBrito, Glaucia da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Relações Públicas)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Karin Cristina da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:41:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:41:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/45096-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45096-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Glaucia da Silva Brito.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Relações Públicas.-
Descrição: dc.descriptionAs Relações Públicas são a profissão responsável por pensar estrategicamente a comunicação dentro da organização e estão cada vez mais presentes nas empresas que pretendem ter sucesso em seu ramo de atuação. Uma das características do trabalho do profissional de Relações Públicas é intermediar e construir o bom relacionamento entre organização e públicos por meio da comunicação integrada e estratégica. Este trabalho de conclusão de curso aborda como uma desenvolvedora de jogos eletrônicos, a Blizzard Entertainment, constrói o relacionamento com seus clientes, os jogadores, a partir da interação em seus diversos canais de comunicação. Por meio da eficiência e qualidade do seu atendimento, observada principalmente no suporte ao consumidor, e pelas interações em redes sociais foi verificado como a sensação de pertencimento é construída nesta comunidade de jogadores. A comprovação das hipóteses foi feita por meio de pesquisa survey, para avaliar a percepção dos jogadores sobre as ações da organização, e também pela análise de conteúdo das redes sociais, para conhecer a postura organizacional – a qual tem a intenção de aproximar o cliente da empresa, fazendo com que o jogador desenvolva um sentimento de pertencimento com relação a um grupo ou, mais que isso, uma família. A partir de questionário aplicado entre os jogadores das franquias desta desenvolvedora coletou-se dados quantitativos, que definiram o perfil e o recorte estatístico sobre a satisfação dos jogadores, e a dimensão qualitativa, que trouxe relatos sobre as interações e a experiência com a desenvolvedora de jogos. Estes dados foram complementados por considerações a respeito das publicações, obtidas pela análise de conteúdo, nas páginas de dois jogos da empresa, na rede social Facebook, e em dois perfis da desenvolvedora no microblog Twitter. Os resultados indicaram que, mais do que a eficiência no atendimento e a qualidade na comunicação com o cliente, o maior diferencial da Blizzard é o conjunto de ações para fazer o jogador sentir-se como uma prioridade para a empresa – por meio de interações que integram a comunidade, mas, principalmente, pelo relacionamento organizacional mais humano.-
Formato: dc.format92 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital.-
Relação: dc.relationExigência dos sistema: Adobe Acrobat Reader.-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de relacionamento-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais on-line-
Palavras-chave: dc.subjectComunicaçao e Marketing-
Título: dc.titleA construção do bom relacionamento : estudos de caso da desenvolvedora de jogos eletrônicos Blizzard e seus jogadores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.