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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Garcias, Paulo Mello, 1946- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Herman, André, 1988- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:40:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:40:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/45069 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45069 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Paulo Mello Garcias | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta monografia discorre sobre a dinâmica de importações do setor automotivo após a abertura comercial de 1990 analisando seus impactos na balança comercial do setor e sua contribuição para a balança comercial nacional. Primeiramente é analisado as políticas protecionistas que existiam no Brasil e suas evoluções para sua abertura. Com a abertura comercial vários grupos setoriais foram criados com a intenção de instituir melhorias nos processos produtivos e nos meios de comércio, junto destes grupos o setor automotivo ganhou maior importância devido a força do parque industrial brasileiro e também pelo fato do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC terem participado das negociações dos acordos setoriais, os quais totalizaram três acordos na década de 90 visando melhoras principalmente em áreas como infraestrutura, emprego e redução de encargos. Após a abertura as importações do setor automotivo passaram a representar em média 7,14% do total das importações.Como o desenvolvimento das importações foi superior das exportações no setor automotivo isso levou a déficits na balança comercial do setor entre os anos de 1995 a 1998 representando em média 37,55% do déficit da balança comercial nacional mostrando assim a importância do setor automotivo para a economia nacional | - |
Formato: dc.format | 56 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comercio internacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protecionismo e livre câmbio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Balança comercial - Brasil - 1990-2010 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria automobilística - Brasil | - |
Título: dc.title | O setor automobilístico e a balança comercial do Brasil no período de 1990 a 2010 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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