Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Laura Sánches | - |
Autor(es): dc.contributor | Muller Junior, Bruno | - |
Autor(es): dc.contributor | Bueno, Juliana | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Haiduski, Alline Souza de Lara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:55:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:55:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/45025 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45025 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Profª. Drª. Laura Sánches Garcia | - |
Descrição: dc.description | Coorientadores : Prof. Dr. Bruno Müller Junior e Drª. Juliana Bueno | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 22/06/2016 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 138-147 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: No Brasil, a escola forma uma grande quantidade de alunos que consegue decodificar o código alfabético, mas forma poucos que conseguem interpretar um texto de forma completa e detalhada, afetando, assim, a vida social destes alunos. Hoje em dia, além de saber o código alfabético, o indivíduo deve ter domínio pleno das habilidades de leitura e escrita, e ser capaz de utilizá-las nas várias situações do dia a dia. Para isto, a escola deve ir além de alfabetização e chegar ao letramento, pois enquanto o foco da alfabetização é aquisição do código alfabético, o letramento visa o desenvolvimento da capacidade de utilizar a leitura e a escrita nas práticas sociais que envolvem o sistema escrito. Dentro deste contexto, esta dissertação apresenta um ambiente de autoria Web, baseado na metodologia Letramento pela Via Direta, cujo o intuito é auxiliar os professores no processo de letramento de crianças nos anos iniciais de escolarização. Este ambiente apresenta dois perfis de usuário: professor e aluno. O professor pode criar projetos de estudos interdisciplinar esparaserem trabalhados com os alunos na forma impressa e/ou virtual e o aluno pode acessar os materiais e realizar as tarefas disponibilizadas pelo professor. O ambiente foi construído seguindo princípios de usabilidade, posteriormente, foi submetido a avaliação heurística por especialistas em Interação Humano-Computador e ao ensaio de interação realizado por professores da rede municipal de Curitiba. Com os resultados das avaliações do ambiente foram feitas melhorias nos casos deusoena interface. Ademais, os resultados do ensaio de interação apresentaram posicionamentos positivos em relação a aceitação do ambiente por parte dos professores. Palavras-Chave: Ambiente de Autoria Web .Letramento. LetramentopelaVia Direta. AvaliaçãoHeurística.EnsaiodeInteração. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In Brazil, Schoo lproducesabigamountofstudentsthatcandecodethealphabeticcode but engendersafewthatcanactuallyinterpretatextindetail,thusafectingstudents' sociallife. No wadays, be sides knowingthe alphabetic code, on must master there ading and writings kills, and beabletouseinhis/herdaily life. Todoso, schools must go through the alphabetization process and achieve literacy, because while the focus of alphabetization is acquisition ofalphabeticcode, literacyaimsats kill development to use reading andwritingin social pratic esthatinvolvethewritingsystem. Inthis context, this Master Thesis present saWebauthoringenvironment, based on the Literacy through the Direct Way metodologhy, whosegoalishelpingteachearsintheliteracy processof children infirst school years. Thisenvironmentpresentsteacherandstudentprofiles. The teacher cancreateinterdisciplinarystudyprojectstoworkwithstudentinprinted and/or electronic meansandstudentcanaccessmaterialsanddotasksmadeavaliable by the teacher. The environment was builtaccordingtousability principles ,and then submitted to aheuristicevaluation from Human Computer Interaction expertsandhad interaction tests conducted with teachers from Curitiba's City School Network. With these environment evaluation results, improvement sonusecasesandinterfaceweremade, focus ingonimprovingenvironment'susability. More over, interaction tests haves hown positive acceptan ceoftheenvironmentbytheteachers. Key-words: Web Authoring Environment. Literacy. Literacy through the Direct Way.Heuristic Evaluation. Interaction Test. | - |
Formato: dc.format | 208 f. : il., algumas color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Título: dc.title | Ambiente de autoria WEB de apoio ao letramento infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: