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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Chueiri, Vera Karam de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito. | - |
| Autor(es): dc.creator | Gondim, Guilherme Augusto Schneider | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:49:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:49:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/45005 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/45005 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Vera Karam de Chueiri | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
| Descrição: dc.description | O modo de pensar político da renascença surge como uma extensão necessária da ruptura teológico/filosófica maior do séc. XIV e seu emprego na teologia e ciência política, através da figura de Guilherme de Occam e do dilema medieval entre realpolitik materialista e a representatividade espiritual, constituída pela sistematização e tentativas de harmonização entre razão e fé. A radicalização da divisão e divergência entre razão e fé provocou o "advento" da política como extensão pura do poder terreno, nos moldes do Império Romano e de sua virtú pagã - na figura e pensamento de Maquiavel e do poder supremo da determinação divina, na figura de Lutero. A razão "encarnada" em Erasmo, o autor mais lido e influente da época, demonstra a falência da racionalidade e da "boa vontade e disposição" filosófico/cientifica/política dos detentores de poder da época, descambando na era do absolutismo político, filosófico e moral que perdurou na Europa nos séculos subsequentes e que marcariam o nascimento "pecaminoso", por assim dizer, do estado moderno e que auxiliam na determinação de suas falhas e insuficiências existenciais. Em poucas palavras: quando a razão e a argumentação falharam (real ou aparentemente, é importante salientar), isto é, quando a solução política fracassou a revolução veio em um turbilhão de voluntarismos, na separação radical entre religião e estado, reino e súditos, burocracia e povo, homem e Deus: dicotomias simples, sem as intermediações angélicas da idade média, sem os universais, que estruturavam como "pontos eucarísticos" a época anterior, o modo de pensar e viver do ocidente que se estrutura desde pelo menos a polis grega. | - |
| Formato: dc.format | 89 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência política - Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direito - Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teologia e política | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teologia filosofica | - |
| Título: dc.title | Teologia, filosofia e ciência política renascentista | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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