Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Picheth, Geraldo, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Análises Clínicas | - |
Autor(es): dc.creator | Mozzaquatro, Leticia Teresinha Rauen Teixeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:51:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:51:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/44975 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44975 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Prof. Drº Geraldo Picheth | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Análises Clínicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O Diabetes mellitus (Diabete melito, DM) é uma patologia que afeta cerca de 7% da população brasileira, e esta associada à elevada morbidade. Neste estudo avaliamos as características da distribuição da glicemia em jejum em uma base de dados com 62.138 registros, obtidos na cidade de Videira, Santa Catarina, região Sul do Brasil. A amostra foi classificada em cinco grupos conforme a glicemia em jejum (mg/dL): G1 (diabéticos, glicemia = 126, n=6.272, 10,1%), G2 (prédiabéticos, glicemia 100-125, n=8.620, 13,8%), G3 (normoglicêmicos, glicemia 60- 99, n=46.903, 75,5%), G4 (glicemia reduzida 50-59, n=279, 0,5%) e G5 (hipoglicemia <50, n=64, 0,1%). A alteração da glicemia (G1+G2) é um evento observado em cerca de 25% dos resultados em proporção similar de homens e mulheres. A redução da glicemia (G4+G5) é pouco frequente (0,6%) com predomínio de mulheres (>65%). O grupo G1(diabéticos) apresentou uma frequência de 10,1% na amostra em estudo, expurgado os registros com glicemia superior a 200 mg/dL, a frequência de diabéticos foi estimada em 7%. Este valor é superior ao descrito para a cidade de Florianópolis (4,6%). A metodologia empregada está associada a resultados superestimados, como os observados no presente estudo. No entanto, o método de análise de banco de dados para estimar a frequência local de diabetes, é simples e de baixo custo e pode ser útil para triagem da patologia. | - |
Formato: dc.format | 13 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diabetes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epidemiologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glicemia | - |
Título: dc.title | Características da glicemia de jejum em uma população de Videira-SC, Sul do Brasil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: