A arborização pública viária e as classes sociais de Curitiba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Daniela Biondi-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Agrárias. Curso de Engenharia Florestal-
Autor(es): dc.creatorRuy, Vinicius Zequini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:19:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:19:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/44900-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44900-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Daniela Biondi Batista-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Engenharia Florestal.-
Descrição: dc.descriptionResumo: O estudo da natureza dos problemas socioambientais no ambiente urbano é de fundamental importância para tornar as cidades lugares mais dignos de se viver e mais favoráveis do ponto de vista ambiental. Sendo assim, as florestas urbanas são elementos essenciais para a infra-estrutura de uma cidade, sendo de responsabilidade dos governos seu correto planejamento para benefício de toda a população. O objetivo deste trabalho foi relacionar a "área de arruamento coberto por vegetação" (arborização pública viária) com a renda média das diferentes regionais do município de Curitiba-PR. Além deste foram testadas outras variáveis, tais como a "área total de cobertura vegetal" e o número de habitantes, por ser as variáveis mais relacionadas com a população e a urbanização. A área de estudo foi a cidade de Curitiba-PR, a mais populosa da região sul do Brasil, com clima subtropical e conhecida como "Cidade ecológica" por suas ações relacionadas ao meio ambiente e áreas verdes. Possui uma subdivisão administrativa em nove regionais, que foram utilizadas para as correlações. Os resultados obtidos indicaram que as classes sociais de renda média maior possuem uma maior área de arborização viária, porém em grau médio de correlação (0,3388) de acordo com Cohen. Pode-se concluir que os indicadores da arborização viária neste estudo podem ser utilizados para efetuar a divisão geográfica entre as classes sociais dentro da área urbana, porém mais pesquisas devem ser realizadas para comprovação ou não dessa hipótese.-
Formato: dc.format32 f. : il. (algumas color.), grafs., mapas., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectArborização das cidades - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectFlorestas urbanas - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectClasses sociais - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleA arborização pública viária e as classes sociais de Curitiba-
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