Reflexo do desempenho financeiro nas boas notícias : análise em empresas brasileiras transparentes

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Autor(es): dc.contributorColauto, Romualdo Douglas-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoria-
Autor(es): dc.creatorBachmann, Ramon Kael Benassi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:28:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:28:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-19-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/44852-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44852-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Romualdo Douglas Colauto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Controladoria-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo do trabalho consiste em verificar a associação entre o grau de otimismo da mensagem da alta administração e o desempenho reportado em índices financeiros das empresas ganhadoras do Prêmio Anefac-Fipecafi-Serasa Experian 2011. Para atribuir graus de otimismo (neutro, fraco, semiforte ou forte) às mensagens, sob a perspectiva linguística, criou-se um instrumento de análise de conteúdo segregado nas instâncias (i) conversacional, (ii) indexical e (iii) acional. A amostra foi composta por dez empresas ganhadoras do Prêmio Anefac-Fipecafi-Serasa Experian 2011. A correlação de Spearman foi calculada para verificar a associação entre o grau de otimismo e os índices de desempenho financeiro extraídos das Demonstrações dos Fluxos de Caixa. Considerando conjuntos de índices financeiros, nota-se associação inversa significante entre grau de otimismo das mensagens e índices de dispêndio de capital e de retorno dos fluxos de caixa. Os resultados sugerem que os gestores de empresas com pior desempenho financeiro de dispêndio de capital e de retorno de fluxo de caixa tendem a ser mais otimistas nas mensagens aos acionistas, pois são escritas após o conhecimento do desempenho financeiro no ano. Pode-se concluir que gestores da amostra analisada buscam tranquilizar investidores atenuando informações financeiras negativas por meio de discurso otimista-
Formato: dc.format44 f : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAnálise econômico-financeira-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresas - Finanças-
Palavras-chave: dc.subjectOtimismo-
Título: dc.titleReflexo do desempenho financeiro nas boas notícias : análise em empresas brasileiras transparentes-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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