Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colauto, Romualdo Douglas | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoria | - |
Autor(es): dc.creator | Bachmann, Ramon Kael Benassi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:21:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:21:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/44852 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44852 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Romualdo Douglas Colauto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Controladoria | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo do trabalho consiste em verificar a associação entre o grau de otimismo da mensagem da alta administração e o desempenho reportado em índices financeiros das empresas ganhadoras do Prêmio Anefac-Fipecafi-Serasa Experian 2011. Para atribuir graus de otimismo (neutro, fraco, semiforte ou forte) às mensagens, sob a perspectiva linguística, criou-se um instrumento de análise de conteúdo segregado nas instâncias (i) conversacional, (ii) indexical e (iii) acional. A amostra foi composta por dez empresas ganhadoras do Prêmio Anefac-Fipecafi-Serasa Experian 2011. A correlação de Spearman foi calculada para verificar a associação entre o grau de otimismo e os índices de desempenho financeiro extraídos das Demonstrações dos Fluxos de Caixa. Considerando conjuntos de índices financeiros, nota-se associação inversa significante entre grau de otimismo das mensagens e índices de dispêndio de capital e de retorno dos fluxos de caixa. Os resultados sugerem que os gestores de empresas com pior desempenho financeiro de dispêndio de capital e de retorno de fluxo de caixa tendem a ser mais otimistas nas mensagens aos acionistas, pois são escritas após o conhecimento do desempenho financeiro no ano. Pode-se concluir que gestores da amostra analisada buscam tranquilizar investidores atenuando informações financeiras negativas por meio de discurso otimista | - |
Formato: dc.format | 44 f : il., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise econômico-financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empresas - Finanças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Otimismo | - |
Título: dc.title | Reflexo do desempenho financeiro nas boas notícias : análise em empresas brasileiras transparentes | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: