Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sunye, Marcos Sfair, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Elisabete | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:49:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:49:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/44782 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44782 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcos Sfair Sunye | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 05/07/2016 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 59-64 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A agregação da produção científica em um único ambiente digital institucional permite às instituições gerar indicadores internos de produção científica e tecnológica, realizar estudos através da aplicação de ferramentas de mineração de dados, bem como apoiar a implementação de políticas de gestão. Embora as instituições acadêmicas sejam as grandes produtoras de conhecimento científico, enfrentam dificuldades para identificar, agregar e quantificar o próprio conhecimento produzido em seus ambientes digitais e, por conseguinte definirem critérios precisos para planejamento e distribuição de recursos que fomentem a produção científica por parte de seu corpo docente. Este trabalho apresenta uma metodologia para carga automática de metadados e artigos científicos disponibilizados em acesso aberto e dispersos em periódicos científicos, em Repositórios Digitais Institucionais obtidos por meio de extração de dados contidos nos currículos dos docentes da Universidade Federal do Paraná, registrados na Plataforma Lattes, além de auxiliar a instituição no planejamento dos custos necessários para manutenção de seu ambiente digital, através da obtenção do volume de produção científica a ser armazenado em seu repositório digital institucional. Para efeito da implementação da proposta foi desenvolvido um conjunto de componentes para mineração de artigos científicos produzidos e disponibilizados em acesso aberto na plataforma DSpace. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The aggregation of scientific production in a single institutional digital environment allows institutions to generate internal indicators of scientific and technological production, conduct studies through the application of data mining tools as well as support the implementation of management policies. Although the academic instituitons have been the great cientific knowledge generators, they face dificulties in identifying, aggregating and quantifying their knowledge in their digital environments, and as a consequence to define precise criteria for planning and distributing resources that to encourage the cientific production by their researchers. This work proposes a methodology for the automatic loading of metadata and open access scientific articles, spread out in scientific journals in Institutional Digital Repositories, obtained through extraction of data contained in the curricula registered in the Lattes Platform of teachers of Federal University of Paraná. A further objective is to assist the institution for planning the costs required to maintain their digital environment by obtaining the volume of scientific production to be stored in its institutional digital repository. For the purpose of implementation, a set of components was developed for data mining of scientific articles produced and made available in open access on DSpace. | - |
Formato: dc.format | 64 f. : il., alguma color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metadados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repositórios institucionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mineração de dados (Computação) | - |
Título: dc.title | Um método de coleta e classificação de metadados de produção científica em repositórios digitais institucionais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: