
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Espejo, Márcia Maria dos Santos Bortolocci, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoria | - |
| Autor(es): dc.creator | Paula, Leila Monteiro de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:42:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:42:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/44764 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44764 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Márcia Maria dos Santos Bortolocci Espejo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Controladoria | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: As organizações estão numa constante busca por um maior controle das informações que circulam interna e externamente ao ambiente que estão inseridas. A controladoria é tida como a área estratégica responsável pela gestão dessas informações no intuito de auxiliar os administradores a tomar decisões mais assertivas. Este trabalho científico visa identificar as vantagens e desvantagens de dois estilos de departamentalização da controladoria, a estrutura centralizada e a estrutura descentralizada. Para o embasamento desta identificação, aplicou-se um questionário em duas empresas de grande porte direcionado aos colaboradores que atuam na área de controladoria. Esta pesquisa foi classificada em descritiva com abordagem quantitativa por meio de levantamento via questionários aplicados nas empresas selecionadas. Os resultados da pesquisa evidenciaram as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de estrutura da controladoria | - |
| Formato: dc.format | 71 f : il., gráfs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Controladoria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento organizacional | - |
| Título: dc.title | Controladoria : um estudo comparativo entre estrutura centralizada e divisionalizada | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: