Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Marcos Aurélio Tarlombani da, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Especialização em Análise Ambiental | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, José Adilson Cruz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:59:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:59:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/44745 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44745 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Especialização em Análise Ambiental | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 12 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Os avanços tecnológicos obtidos na última década, de certa forma, permitiram ao homem desvendar o planeta Terra por inteiro. A utilização do sensoriamento remoto nas mais diversas atividades como planejamento urbano, monitoramento ambiental, mapeamento de doenças, contribuíram para um melhor controle e gestão do território. Nesse sentido foi utilizado o sensoriamento remoto como uma ferramenta no ensino de Geografia. Para tanto, foram utilizados programas de mapeamento e imagens de satélite disponíveis na Internet, fotografias aéreas, livros e revistas especializadas sobre o tema. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The technological advances obtained during the past decade, to some extent, enabled man to completely unveil the planet earth. The use of remote sensing in various activities such as urban planning, environmental monitoring, disease mapping, contributed to better management control of the territory. In this sense we used remote sensing as a tool in teaching geography, through image mapping satellite program, software imagery available on the internet, aerial photographs, books and specialized magazines on the subject. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geotecnologias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia | - |
Título: dc.title | A utilização de geotecnologias no ensino da Geografia para alunos do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: