CEDROS : gerenciamento de serviços com boas práticas ITIL

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Autor(es): dc.contributorRojas Montaño, Razer Anthom Nizer-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação Profissional e Tecnológica. Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas-
Autor(es): dc.creatorIanke, Cleverson-
Autor(es): dc.creatorLeite, Daniel Guedes-
Autor(es): dc.creatorSikora, Eduardo Macedo-
Autor(es): dc.creatorLazoski, Rodrigo José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:06:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:06:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/44740-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44740-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Razer Anthom Nizer Rojas Montaño-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Profissional e Tecnológica, Curso de análise e Desenvolvimento de Sistemas-
Descrição: dc.descriptionCom o constante crescimento na importância estratégica da Tecnologia da Informação nos negócios das organizações, surgiu a necessidade de melhoria no controle de processos de seus serviços prestados afim de garantir maior qualidade e valor destes. Com a intenção de reduzir perdas causadas por incidentes e má distribuição de recursos, a biblioteca conhecida como Information Technology Infrastructure Library (ITIL) sugere a aplicação de um conjunto de práticas utilizas por empresas que obtiveram sucesso no gerenciamento e na entrega de seus serviços. O objetivo central deste trabalho é desenvolver um projeto piloto de um sistema Gestor de Serviços baseado em alguns processos sugeridos pela ITIL, que são os gerenciamentos de portfólio, de catálogo e nível de serviços, da fase de desenho do serviço e os gerenciamentos de incidentes e de problemas, da fase de operação do serviço. Este projeto deve possuir uma maneira simplificada de gestão do serviço. Para o desenvolvimento do projeto, foi utilizado, de forma adaptada, o método ágil SCRUM de engenharia de software, para que fosse possível uma melhor organização de acordo com o tempo disponível de seus integrantes. Primeiramente foram definidos os requisitos iniciais do sistema e as boas práticas da ITIL que seriam utilizadas, seguindo da análise, mais aprofundada, dessas práticas. Após estas definições, os planos de atividades e responsabilidades foram desenhados para que fosse possível estipular os sprints de desenvolvimento do projeto como um todo. Durante o desenvolvimento houve adição e alteração de alguns requisitos, devido o maior conhecimento adquirido em relação às necessidades do negócio. Apesar das dificuldades encontradas no decorrer do trabalho, seu objetivo inicial foi alcançado e melhorado. Como conclusão deste projeto, é possível dizer que quanto mais eficiente for o processo de Gerenciamento de Serviços, melhorando a qualidade e valorização do serviço prestado, maiores serão as chances em aumentar o valor para os negócios da organização-
Formato: dc.format161 f.-
Formato: dc.formatapplication/x-compressed-
Formato: dc.formatapplication/zip-
Formato: dc.formatapplication/zip-
Relação: dc.relationDisponível me formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto de sistemas-
Palavras-chave: dc.subject005.1-
Título: dc.titleCEDROS : gerenciamento de serviços com boas práticas ITIL-
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