Projeto de educação ambiental sobre a Floresta Ombrófila Mista, com ênfase na espécie Araucaria angustifolia, Curitiba, Paraná, Brasil

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Autor(es): dc.contributorLima, Elaine de Cacia de, 1977-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Especialização em Análise Ambiental-
Autor(es): dc.creatorRockenbach, Ivan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:48:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:48:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-06-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/44723-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44723-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Elaine de Cácia de Lima Frick-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Especialização em Análise Ambiental-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho foi desenvolvido na casa de Acantonamento do Jardim Zoológico de Curitiba, nos meses de Maio, Junho e Julho de 2012. Neste local, cerca de 40 crianças de 10 a 11 anos de idades, matriculadas em Escolas da Rede Municipal de Ensino, passam um fim de semana, realizando várias atividades de Educação Ambiental. Foi nestes fins de semana que o Projeto foi aplicado, um dos objetivos foi proporcionar ao educando um meio para adquirir conhecimento a respeito da Floresta Ombrófila Mista (FOM) sua ecologia, suas espécies e principalmente os fatores que levaram redução do Bioma e ainda levam, com destaque para a Araucaria angustifólia (Pinheiro do Paraná), uma espécie muito importante, tanto para a fauna como para a flora da Floresta com Araucária, como também é conhecido, a qual cobria 40% do território paranaense, hoje apenas 1% pode ser considerado em estádio sucessional avançado e conservado (CASTELLA e BRITEZ, 2004). Com isso pretende-se em um futuro próximo obter uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam esse ecossistema (PONTALTI, 2005). Pois o entendimento dos processos ecológico e a relação entre as espécies são requisitos básicos que permitem subsidiar ações de conservação e manejo em áreas silvestres (LONGHI, 2009). Por esse motivo os alunos foram os elementos centrais da ação para que pudessem desenvolver uma consciência critica, transformando-se em agentes dispersores das informações e transformadores do meio em que vivem. O Projeto atendeu 172 crianças e foi dividido em quatro etapas: uma avaliação inicial, uma palestra, o plantio e uma segunda avaliação. As avaliações foram comparadas e foi possível observar que as crianças assimilaram o conteúdo ministrado na palestra, já que houve um aumento considerado na quantidade de acertos em todas as questões. Ao todo foram aplicadas 344 provas em duas etapas, na primeira 36% das questões foram gabaritadas e na segunda este número passou para 79% de acerto, constatando que após a implementação do projeto os alunos passaram a compreender melhor a Floresta Ombófila Mista.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensino (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectAraucaria angustifólia - Paraná-
Título: dc.titleProjeto de educação ambiental sobre a Floresta Ombrófila Mista, com ênfase na espécie Araucaria angustifolia, Curitiba, Paraná, Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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