Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bertelli, Edilane | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Schmitz, Gisele Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:40:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:40:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/44706 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44706 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Professora Dra. Edilane Bertelli | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso | - |
Descrição: dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 18/12/2012. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências p.21-22 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente artigo1 aborda a política social direcionada às crianças e adolescentes com ênfase no período após a promulgação da Constituição Federal do Brasil de 1988. Destacamos alguns aspectos sobre o passado e o presente em relação aos "marcos regulatórios" do Estado brasileiro na área da criança e adolescente. Trazemos à tona dados em relação à violação de direitos fundamentais no estado do Paraná e reflexões sobre a política de atendimento de crianças e adolescentes, com ênfase no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na gestão municipal de Guaratuba/PR. Os conteúdos deste estudo instigam-nos a pensar as mudanças jurídicas, princípios e metodologias dessa política social, confrontando-as a experiência de trabalho e de pesquisa da autora nesse Programa. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas sociais - Municípios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos fundamentais | - |
Título: dc.title | "Direito Dominado" : contradições da política social a crianças e adolescentes após a Constituição de 1988 - o PETI em Guaratuba/PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: