Análise da percepção sobre a gestão estratégica de custos por meio do Target Costing : estudo multi-setorial

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Autor(es): dc.contributorColauto, Romualdo Douglas-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Controladoria-
Autor(es): dc.creatorMann, Evelize Culpi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:07:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:07:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2017-05-16-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/44688-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44688-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Romualdo Douglas Colauto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Controladoria-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O ambiente de mercado de alta competitividade implica para as empresas um contexto de reestruturação e flexibilização, pois o ambiente faz com que as empresas sintam a necessidade de adotarem estratégias para manterem-se rentáveis e competitivas tendo pouca flexibilidade no preço de venda, pois o cliente está cada vez mais exigente e possui uma gama diversificada de opções. O preço de venda é um determinante chave para o desempenho da empresa e relação entre lucro e custos é inversamente proporcional, quanto melhor a otimização dos recursos melhor o lucro auferido. Desta forma, o modelo de gestão estratégica de custos adotado pela empresa possui importância fundamental em seu desempenho em termos de lucratividade. Existem diversos métodos de gestão estratégica de custos, mas com a nova realidade relatada surgiram literaturas nas quais o preço de venda é base para se estabelecer os custos adicionando remuneração mínima. Esse sistema é denominado Target Costing, mas pouco é comentado sobre sua utilização em empresas brasileiras. Assim o objetivo do trabalho consiste em identificar a percepção, por meio dos estudantes, sobre a utilização estratégica de custos fundamentadas no Target Costing em empresas de Curitiba e Região Metropolitana. Para tanto, realizou-se pesquisa de campo em forma de questionário à uma amostra composta por 82 estudantes da pós-graduação do departamento de ciências contábeis da Universidade Federal do Paraná, com o intuito de mapear os instrumentos de custos utilizados pelas empresas em que os estudantes trabalham e de mostrar a percepção destes quanto a utilização do Target Costing. Os dados obtidos foram analisados e classificados através de técnicas estatísticas, indicando que o maior volume de empresas que se utilizam da gestão estratégica de custos são de grande porte dos segmentos industriais e comercais e que a o Target Costing se mostra, em pequena escala, como um sistema utilizado pelas empresas brasileiras. Conclui-se também que os estudantes conhecem o Target Costinge aspectos específicos da sua metodologia-
Formato: dc.format56 f : il., gráfs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectCusto-alvo-
Palavras-chave: dc.subjectControle de custo-
Palavras-chave: dc.subjectPreços - Determinação-
Título: dc.titleAnálise da percepção sobre a gestão estratégica de custos por meio do Target Costing : estudo multi-setorial-
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