Pesquisa de avaliação de quatro cursos de Gestão da Informação das universidades federais do Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinto, Jose Simão de Paula, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorWong, Ingrid, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:18:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:18:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-06-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/44551-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44551-
Descrição: dc.descriptionOrientador: José Simão de Paula Pinto-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionResumo: A organização torna-se competitiva quando faz uma adequada gestão das informações que dispõe para uma melhor tomada de decisão. Sendo assim, devido ao grande volume de informações, que tanto a própria rganização produz quanto são extraídas do ambiente externo, há a necessidade de selecioná-las, tratá-las e utilizá-las de forma a trazer maiores e melhores benefícios à organização. Para isso, o papel do Gestor da Informação na organização é de fundamental importância, pois é o profissional capacitado a lidar com todo e qualquer tipo de informação, bem como, transformar as informações em ativo de valor. Por meio de uma pesquisa exploratória e documental, o presente trabalho tem como objetivo comparar os cursos de Gestão da Informação, com base no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de cada um deles, ofertados pelas universidades federais brasileiras. Foram analisados os cursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Goiás (UFG). O curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) dentre os quatro cursos estudados, é o pioneiro (criado em 1998) e o que apresenta maior carga horária total. Os cursos apresentam formas de estruturação de currículo diferentes, ficando mais inclinados a oferecer disciplinas relacionadas ao setor em que estão inseridos. Com a nuvem de palavras criada para cada um dos cursos, considerando apenas as ementas das disciplinas obrigatórias, constata-se quais são os termos e assunto mais tratados em dado curso de Gestão da Informação. A partir das análises realizadas em elementos como carga horária, turno, número de vagas e ano de criação do curso, espera-se apresentar as principais diferenças quanto a estruturação dos cursos e propor possíveis melhorias na matriz curricular do curso da UFPR-
Formato: dc.format133 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação - Ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento da informação - Universidades e faculdades públicas-
Título: dc.titlePesquisa de avaliação de quatro cursos de Gestão da Informação das universidades federais do Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.