A influência dos transportes no crescimento econômico : o caso do anel de integração do Paraná

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Autor(es): dc.contributorPorsse, Alexandre Alves, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorOstrensky, Vitor Pestana, d1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:29:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:29:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2017-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/44521-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44521-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Alexandre Porsse-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo deste trabalho foi analisar os impactos gerados pela política de concessões de rodovias do Anel de Integração do estado do Paraná no crescimento econômico dos municípios paranaenses. Para isso, com um modelo de dados em painel junto ao método diferenças em diferenças (DD), estimou-se o efeito da distância(de 1 a 50km) destes municípios em relação às rodovias. Concluiu-se que o efeito da proximidade das cidades ao anel é positivo, porém o efeito gerado pela política de concessões é negativo. Em quase todas as faixas analisadas o efeito líquido é negativo para o crescimento destes municípios. A falta de manutenção e investimento nas rodovias, além dos custos do pedágio, podem explicar este efeito negativo da política, mas, para isso, serão necessários mais estudos acerca do tema-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The objective of this paper was to analyze the impacts caused by the policy of concessions of roads from the Anel de Integração of Paraná in the growth of the cities of the state, from 1991 to 2010. For this, with a panel data model associated to a Difference in differences method (DD), it was estimated the effect of the distance (from 1 to 50km) from these cities to the roads. The results showed that the effect of proximity to the roads was positive, but the effect caused by the concessions policy, negative. In almost all the tracks analyzed the net effect was negative for the growth of these cities. The lack of maintenance and investments on the roads, further the tolls’ cost, can explain this negative effect of the policy, but, to confirm this hypothesis, will be required more researches about the topic-
Formato: dc.format24 f.-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectRodovias - Aspectos econômicos - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectRodovias - Concessoes administrativas-
Palavras-chave: dc.subjectTransportes-
Palavras-chave: dc.subjectMunicipios - Paraná - Condições econômicas-
Título: dc.titleA influência dos transportes no crescimento econômico : o caso do anel de integração do Paraná-
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