Arte multiconectada : o pensamento do professor de arte, as tecnologias de informação e comunicação, as diferentes formas de letramento e a educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamas, Núria Pons Vilardell-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorMaciel, Viviane Cristina Carmo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:13:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:13:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/44478-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44478-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Nuria Pons Vilardell Camas-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 08/07/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 170-184-
Descrição: dc.descriptionResumo: O estudo que aqui se apresenta, insere-se na linha de pesquisa: Teoria e Prática de Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. A pesquisa teve como objetivo geral: analisar como os Professores de Arte do Ensino Fundamental entendem o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em seu trabalho profissional. A base conceitual introdutória foi estruturada ao se fazer a ligação entre Arte e Tecnologia, enquanto a revisão da literatura discorreu sobre a Arte e sua relação com a Educação, suas diferentes linguagens: música, dança, teatro e artes visuais; e sobre a Arte Multiconectada, trazendo a interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação, as diferentes formas de Letramento e o Professor de Arte. Sendo assim, por Arte Multiconectada, entende-se a conexão da Arte com outros conhecimentos. O grande desafio que se coloca com este estudo é buscar o envolvimento dos alunos, por meio da Arte em conexão com outras áreas do conhecimento, com as TIC, contribuindo com o processo de diferentes formas de Letramento, valorizando a curiosidade, a criatividade, o questionamento, a reflexão, trazendo uma nova prática centrada na produção do conhecimento. A pesquisa assume um caráter qualitativo. A preocupação está na relação estabelecida entre a teoria e a prática dos Professores de Arte de escolas públicas e privadas da cidade de Curitiba/PR. Como instrumentos para obtenção dos dados foram utilizados: o questionário e a entrevista. Os dados da entrevista foram organizados e analisados, por meio da Análise do Discurso (AD), na fala de dois Professores de Arte, a fim de tentar nos aproximar de responder a questão maior desta pesquisa, sobre como os professores de Arte entendem o uso das TIC em sua prática pedagógica? Durante o desenvolvimento desta pesquisa, observou-se que algumas barreiras precisam ser superadas pelos Professores de Arte e seus formadores, entre elas: a) a desunião na relação Arte e Educação; b) deficiência na formação do Professor de Arte; c) a ideia da fragmentação do conhecimento; d) metodologia repetitiva e mecânica; e) falta de reflexão sobre a própria prática; f) falta de formação pedagógica quanto à metodologia no uso das TIC em sala de aula; g) resistência ao novo; h) falta de uma postura educadora do Professor de Arte. Ao finalizar o presente estudo, procura mostrar-se que a Arte é o próprio Letramento, e o Professor de Arte, pode explorar diferentes formas para que o aluno possa se expressar, buscando o grande desafio proposto na teoria desta pesquisa, que é o envolvimento dos alunos, por meio da Arte em conexão com as TIC, com outras áreas do conhecimento, contribuindo assim com o processo de diferentes formas de Letramentos. Buscando reconfigurar a própria prática centrada na produção do conhecimento. Palavras-chave: Arte e educação. Linguagens artísticas. Professores de Arte. Tecnologia da Informação e Comunicação. Letramentos.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The study presented here, is part of the line of research: Theory and Teaching Practice of the Program of Graduate Studies in Education of the Federal University of Parana. The survey aimed to: analyze how elementary school art teachers understand the use of Information and Communication Technologies ( ICT ) in their professional work. The introductory conceptual basis was structured to make the connection between Art and Technology, while the review of the literature talked about art and its relationship to education, their different languages : music, dance, theater and visual arts; and the Multiconectada Art, bringing the interaction with the Information and Communication Technologies, the different forms of literacy and Professor of Art. So why Multiconectada art means the art of connection with other knowledge . The big challenge for this study is to seek the involvement of students through art in connection with other areas of knowledge, ICT, contributing to the process of different forms of literacy, valuing curiosity, creativity, questioning, reflection, bringing a new practice focused on the production of knowledge. The study takes a qualitative character. The concern is the relationship established between the theory and practice of art teachers from public and private schools in the city of Curitiba / PR. As instruments for data collection were used: questionnaire and interview. The interview data were organized and analyzed by means of discourse analysis (AD) speech two art teachers in order to try to get closer to answering the biggest question of this research, about how art teachers understand the use ICT in their teaching? During the development of this , it was observed that some barriers need to be overcome by art teachers and their trainers , including: a) disunity in relation Arts and Education; b ) deficiencies in training Art Teacher ; c ) the idea of fragmentation of knowledge ; d ) repetitive methodology and mechanics; e) lack of reflection on own practice ; f ) lack of teacher training in methodology in the use of ICT in the classroom ; g ) resistance to the new ; h) lack of an educator posture Art Teacher. At the end of this study, we aimed to demonstrate that art is literacy itself, and Professor of Art, you can explore different ways for the student to express himself, seeking the challenge proposed the theory of this research, which is the involvement students through art in connection with ICT, with other areas of knowledge, thus contributing to the process of different forms of Literacies. Seeking reconfigure own practice focused on the production of knowledge. Keywords: Art and Education. Artistic languages. Art Teachers. Information and Communication Technology. Literacies.-
Formato: dc.format206 f. : il. algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectArte e educação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informaçao - Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Título: dc.titleArte multiconectada : o pensamento do professor de arte, as tecnologias de informação e comunicação, as diferentes formas de letramento e a educação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.