O ensino da matemática financeira na escola numa perspectiva de educação para vida

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuérios, Ettiène Cordeiro-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSouza, Cleide Cristina Zen de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:35:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:35:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/44475-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44475-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Ettiène Guérios-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 107-111-
Descrição: dc.descriptionResumo: Trata-se de pesquisa documental de natureza qualitativa, caráter exploratório e dimensão interpretativa que investigou se os conhecimentos de matemática financeira ministrados aos alunos numa perspectiva de Educação Financeira para a vida motivam o aluno da Educação Fundamental para uma aprendizagem significativa dos conteúdos curriculares de modo a promover compreensão conceitual ao mesmo tempo em que os instrumentalizam para a vida. Teve como objetivo identificar se a apropriação dos conhecimentos desenvolvidos nessa perspectiva contribui para a estruturação do pensamento e para a tomada de decisões frente a situações que estão presentes nas variadas atividades humanas, incluindo-se as práticas do cotidiano. Constituíram a base documental de dados os registros escritos de um conjunto de cinco atividades cujo princípio metodológico estava centrado na Resolução de Problemas, realizadas por 89 alunos de três turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Curitiba que haviam frequentado a escola durante o 7º e o 9º ano e, também, atividades registradas em dois cadernos de alunos de anos anteriores que estavam em posse da professora. Foram considerados na análise 45 documentos dos alunos que realizaram todas as atividades para identificação longitudinal da diversidade de ideias constitutivas do pensamento dos alunos. Os dados foram organizados, estruturados e analisados à luz de elementos da Teoria do Modelo dos Campos Semânticos e da Teoria da Matemática Crítica, considerando-se a afetividade como componente do processo educativo que estimula a aprendizagem. Os resultados indicam que os conteúdos matemáticos são compreendidos conceitualmente se vinculados ao processo de produção de significados pelos alunos, processo esse potencializado por um ensino de matemática financeira na escola numa perspectiva de educação para vida. Também revelam a efetividade de implementar a Educação Financeira na escola desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Educação Financeira, resolução de problemas, cognição e aprendizagem, matemática crítica, afetividade.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This is documentary research qualitative, exploratory and interpretative dimension that investigated if the financial mathematics knowledge taught students a perspective of Financial Education for life motivates the student of the Basic Education for a meaningful learning of curriculum content to promote conceptual understanding while they instrumentalize in their lives. We aimed to identify IF the ownership of the knowledge developed in this perspective contribute to the structuring of thought and for making decisions facing situations that are present in various human activities, including daily practices. The documents were based on activities whose methodological principle were focused on Troubleshooting. They were constituted by a documentary database written by a set of five activities performed by 89 students from three classes of students in the 9th grade of elementary school to a public school in Curitiba city who had attended school during the 7th and 9th grade and also registered activitIes by two students from previous years. They were considered in the analysis documents 45 students who carried out all activities for longitudinal identification of the diversity of the constituent ideas of thought of students. Data were organized, structured and analyzed in the light of elements of the model Theory of Semantic Fields and Theory of Critical Mathematics, considering affectivity as a component of the educational process that encourages learning. The results indicate that the mathematical contents are understood conceptually linked to the of the students' meanings production process, a process enhanced by a financial math education in school education in a perspective to life. They also reveal the effectiveness of implementing financial education in school since the early years of elementary school. Key words: financial education, problem solving, quality of life, critical mathematics, affectivity-
Formato: dc.format111 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática financeira - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira-
Título: dc.titleO ensino da matemática financeira na escola numa perspectiva de educação para vida-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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