Procedimentos de auditoria interna da qualidade em uma empresa prestadora de serviços

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Autor(es): dc.contributorColauto, Romualdo Douglas, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral-
Autor(es): dc.creatorSmanhotto, Karla-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:25:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:25:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/44401-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44401-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Romualdo Douglas Colauto-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em MBA Auditoria Integral-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: As pessoas e organizações estão inseridas em um ambiente onde a concorrência e a expectativa do usuário/consumidor em relação aos produtos e serviços aumentam e se diversificam constantemente. A qualidade entrou nesse cenário se tornando um elemento fundamental e um fator crítico de sobrevivência das organizações, produtos, processos e pessoas. O presente estudo se baseou nas normas ISO e seu conjunto de requisitos de direção e controle de uma organização no que diz respeito à qualidade e focou nos procedimentos de auditoria interna para identificar a eficácia desses sistemas de gestão. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar os procedimentos de auditoria interna da qualidade em uma empresa prestadora de serviços, mostrando suas etapas, descrevendo seus procedimentos e examinando os resultados. Cada organização decide a forma como a norma será utilizada baseada em seu produto, serviço, estrutura e política interna. A pesquisa apresentada nesse trabalho caracteriza-se como descritiva e em relação aos procedimentos a pesquisa é documental e bibliográfica, a coleta de dados foi realizada em diversos livros relacionados ao assunto, bem como sites oficiais da ISO e da ABNT. Primeiramente se descreveu as características da gestão da qualidade e o conjunto de princípios que deve estar presente na prática, seguindo com as características da auditoria da qualidade que visa levantar fatos e evidências objetivas que permitam avaliar o estado de conformidade e adequação do sistema da qualidade. Após, identificou-se as etapas da auditoria interna da qualidade com suas atividades de pré-auditoria, execução da auditoria e atividades de pós-auditoria. A análise dos dados foi baseada na observação de uma empresa prestadora deserviços e conclui-se que é inquestionável o fato de que são múltiplos os métodos e ferramentas que auxiliam na gestão da qual idade das empresas e as auditorias internas da qualidade são responsáveis por identificar se seus processos e procedimentos estão alcançando os objetivos propostos e proporcionando a melhoria contínua da organização que tem o desafio de estar inserida em uma economia de mercado que se transforma e inova constantemente-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAuditoria interna-
Palavras-chave: dc.subjectGestão da qualidade total-
Palavras-chave: dc.subjectPrestação de serviços - Empresas - Auditoria-
Título: dc.titleProcedimentos de auditoria interna da qualidade em uma empresa prestadora de serviços-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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