Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kashiwagi, Helena Midori, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Juliane Aparecida Matos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:34:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:34:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/44397 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44397 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Helena Midori Kashiwagi | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho visa apresentar a Assistência Judiciária Gratuita e as novas configurações familiares, presentes em nossa sociedade. A pesquisa analisou atendimentos realizados pelo Serviço Social, no período compreendido entre os meses de janeiro a dezembro do ano de 2011, no Núcleo de Prática Jurídica, do Curso de Direito da Universidade Federal do Paraná. Para o desenvolvimento desta investigação, houve a necessidade de distinguir os conceitos de Assistência Jurídica Gratuita e Assistência Judiciária Gratuita, e seus respaldos legais e apontamentos históricos. Verificou-se que, na direção do modelo estrutural familiar, surgem alternativas e flexibilizações dos papéis, dos padrões e da organização social. Tais mudanças, que vem ocorrendo com intensidade desde os anos 60, afetam profundamente a vida doméstica, incidem sobre as relações estruturais mais amplas e suscitam uma redefinição do modelo de família nuclear. Dessa forma, a concepção hegemônica de família mostra-se restrita para acompanhar o processo de mudança que vem surgindo em torno da família contemporânea. Propõe um Núcleo de Prática Jurídica na UFPR Setor Litoral, em Matinhos, como enfrentamento às expressões cotidianas da Questão Social, numa perspectiva interdisciplinar. Os aportes teóricos se fundamentam na área do Direito e da família, permeados por legislações pertinentes ao tema. | - |
Formato: dc.format | 24 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social com a familia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito de família | - |
Título: dc.title | Assistência Judiciária Gratuita : a família como forma de enfrentamento da Questão Social | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: