Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Wilian Fernando Dias de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:03:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:03:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/44376 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44376 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Ângelo Ricardo de Souza | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta dissertação tem por objetivo, analisar a gestão escolar e sua possível relação com o desempenho expresso pelo IDEB, em duas instituições estaduais no Município de Colombo. A partir da rotina e cotidiano escolar, buscou – se evidenciar as formas de empreender a gestão em duas instituições que obtiveram desempenho semelhante em cada edição do IDEB. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo de caso comparativo, com as observações e entrevistas. Mesmo com a semelhança no desempenho, os resultados demonstram realidades opostas em diversos aspectos em relação a gestão escolar, confirmando as variáveis existente entre gestão e desempenho escolar. Os fatores que mais se destacam apesar do comparativo de desempenho, são sobre tudo detalhes existentes e mais eficazes em um estabelecimento do que em outro, isto demonstra que independente da localidade onde o estabelecimento de ensino esteja inserido, fatores como participação da comunidade escolar e local, melhor controle dos resultados pela direção e forte dedicação entre os professores, facilitam a busca pela melhoria dos resultados e consequente melhora na qualidade de ensino. Com os resultados, observa – se que a forma de empreender os processos de apoio às atividades pedagógicas, se tem melhores resultados e maior interação por parte de toda comunidade escolar. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This thesis aims to analyze the school management and its possible relation with the performance expressed by IDEB in two state institutions in the city of Colombo. From the routine and everyday school life, sought - if evidencing forms of enterprise management in both institutions who obtained a similar performance in every edition of IDEB. a qualitative research on the type of comparative case, with the observations and interviews were conducted. Despite the similarity in performance, the results show opposite realities in various aspects regarding school management, confirming the existing variables between management and school performance. The factors that stand out despite the comparative performance, are about all existing and most effective details in a setting than in another, it shows that regardless of the location where the educational establishment is inserted, factors such as participation of the school community and local better control of the results by the leadership and strong commitment among teachers, facilitates the search for improved results and consequent improvement in quality of education. With the results, notes - that the way to undertake processes to support educational activities, has better results and greater interaction by the whole school community. | - |
Formato: dc.format | 23 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Título: dc.title | A gestão escolar e sua relação com os resultados do IDEB | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: